A Travelling Village é uma nova experiência ambiciosa que reúne 19 famílias de nómadas digitais para uma viagem de quatro meses em que vivem e viajam em conjunto por todo o mundo.
Antes de se tornarem pais, o empresário dinamarquês Nikolaj Astrup e a sua mulher Michelle Rødgaard-Jessen passaram seis anos como nómadas digitais independentes, a viver e trabalhar na China, França, Espanha, Nepal e Argentina, entre outros locais.
Naturalmente, imaginaram uma vida itinerante mesmo depois de terem filhos. No entanto, a sua primeira viagem de seis meses a França e ao México, em família, revelou os desafios de criar ligações sociais e estruturas de apoio na estrada com duas crianças pequenas.
“É normal pensarmos que estamos sozinhos na nossa família nuclear quando temos filhos. Mas nunca me pareceu natural vivermos sozinhos”, explica Astrup sobre as suas primeiras viagens em família.
Para responder a este desejo de comunidade, Astrup e Rødgaard-Jessen, juntamente com três outras famílias fundadoras, lançaram uma experiência: A Travelling Village, que proporciona às famílias nómadas digitais uma oportunidade única de partilhar experiências em três locais na Ásia.
O projeto foi concebido para apoiar os pais que trabalham, oferecendo alojamento conjunto, atividades comuns, grupos de trabalho e cuidados infantis partilhados. O projeto aborda a perda de uma rede de apoio tradicional que os nómadas digitais enfrentam, promovendo uma comunidade e estabelecendo rotinas através de estadias de cinco semanas em cada local, com períodos de transição para que as famílias possam descomprimir.
A experiência, que teve início a 15 de janeiro de 2024, desenrolou-se ao longo de quatro meses em Hoi An, no Vietname; Ko Lanta, na Tailândia; e terminará em Quioto, no Japão, a 14 de maio. As 19 famílias (compostas por 70 pessoas, incluindo 34 crianças com idades compreendidas entre um e 14 anos, provenientes da Dinamarca, dos EUA, da Índia, da Irlanda, da Itália e dos Países Baixos) foram selecionadas entre 82 candidatos diferentes. Todos estavam unidos no desejo de criar uma família enquanto trabalhavam e viajavam.
“Não temos uma casa. Viajamos, e uma das coisas mais difíceis é a comunidade. Torna-se ainda mais difícil quando estamos num país onde não conhecemos a língua e a cultura”, diz o participante Andy Cotter, do Minnesota. A sua família tem vindo a fazer slow travel desde 2019 e é uma das quatro famílias fundadoras.
Os antecedentes profissionais de Astrup e Rødgaard-Jessen proporcionaram uma experiência valiosa com a dinâmica da comunidade e os diversos estilos de vida. Anteriormente, Astrup geria uma empresa especializada na organização de retiros para empresários, enquanto Rødgaard-Jessen dirige o seu próprio negócio, ajudando os freelancers a lançar ou a expandir os seus empreendimentos.
A sua visão para este projeto inspirou-se nos projetos dinamarqueses de coabitação – bofællesskaber ou “comunidades vivas” – uma tendência enraizada na cultura dinamarquesa desde a década de 1970. Astrup estudou extensivamente as melhores práticas de coabitação, incorporando algumas dessas ideias na experiência.
Uma delas consiste em manter um número ótimo de cerca de 20 famílias para fomentar relações estreitas e permitir uma tomada de decisões eficaz. A dupla adotou uma abordagem meticulosa ao longo de um ano para selecionar os participantes. “Mencionámos ativamente os potenciais aspetos negativos”, diz Astrup, tais como a tomada de decisões com famílias que podem ter valores diferentes.
Outra prática é a conceção de locais “próximos”. As famílias foram encorajadas a encontrar alojamentos num raio de 1 a 1,5 quilómetros entre si para promover a facilidade de deslocação a pé, permitindo simultaneamente espaço suficiente para a privacidade. “Se as famílias precisassem de se retirar porque precisavam de privacidade, a comunidade não seria incomodada porque há muitas outras pessoas no grupo”, explica Astrup.
Cada comunidade de nómadas digitais – quer fique perto de campos de arroz em Hoi An, num hotel central em Ko Lanta ou em alojamentos dispersos em Quioto – foi estrategicamente escolhida para equilibrar a vida em comunidade com as necessidades individuais das famílias. As refeições comunitárias realizadas duas vezes por semana são a pedra angular para reunir todo o grupo, criando um ponto de encontro consistente para todos.
A maioria dos pais da experiência trabalha por conta própria, gerindo o seu horário de trabalho em paralelo com o cuidado das crianças e algumas horas de ensino doméstico, trabalhando frequentemente à noite. “Cerca de metade das famílias estuda em casa, algumas durante algumas horas por dia, sendo as experiências de viagem uma extensão do seu currículo. Outras estão a fazer uma pausa nas suas vidas”, explica Astrup. “A maioria vê a quantidade de aprendizagem que existe apenas através desta experiência.”
A comunidade foi concebida para encorajar uma vida social vibrante, com um calendário repleto de dois a cinco eventos diários. As atividades vão desde corridas de grupo e jogos de futebol a sessões de co-working reflexivas, workshops de ioga e experiências culturais enriquecedoras.
De acordo com Astrup, os pais tomam conta das crianças à vez para que os outros possam participar em várias viagens e experiências, embora isso dependa do nível de conforto das crianças com outros adultos. “É bastante comum as crianças mais velhas acompanharem outras famílias a eventos comunitários”, diz.
Em cada local, o dia a dia é moldado coletivamente por todos os participantes através de 17 grupos de trabalho, que tratam das refeições comunitárias, das atividades, das finanças e de outras infraestruturas, incluindo a gestão das comunicações. Alguns grupos concentraram-se apenas nas tarefas anteriores à viagem, como a definição dos locais de alojamento, enquanto outros, como as refeições comunitárias e as finanças, continuaram as suas atividades ao longo de toda a viagem.
“Se estivermos numa viagem de grupo, é de cima para baixo, o que significa que há alguém responsável”, afirma Cotter. “Se algo correr mal, pode apresentar uma queixa. Mas aqui, é de baixo para cima. Estamos todos no comando e temos de trabalhar em conjunto.” Cotter salienta os desafios inerentes ao facto de estarem envolvidas 19 famílias, afirmando: “Não vão ter os mesmos valores relativamente à forma como educam os vossos filhos ou gerem o vosso dinheiro.” Astrup sublinha que os grupos de trabalho e as estruturas de tomada de decisões envolvem ativamente todos os membros da comunidade na gestão destas diferenças.
No entanto, ainda surgiram discussões sobre a forma como gastam os fundos do grupo, o que levou a um sistema de votação em que as despesas maiores exigem um consenso mais alargado. Financeiramente, cada família contribuiu com um depósito comunitário de cerca de 3000 dólares, escalonado de acordo com o tamanho da família, para financiar refeições comunitárias, atividades infantis e eventos especiais. Para além disso, as famílias cobrem todas as outras despesas, incluindo voos, alimentação e alojamento, que variam de acordo com os orçamentos individuais.
À medida que a experiência se aproxima do fim, Astrup e Rødgaard-Jessen estão a ponderar os próximos passos, que podem incluir o alargamento da experiência a diversos grupos demográficos, como reformados ou estudantes universitários, e a colaboração com iniciativas da comunidade local para fazer uma diferença mais impactante. Astrup observa também que a maioria das famílias está interessada em participar noutra experiência, embora a sua capacidade para o fazer dependa do momento, da localização e dos compromissos profissionais.
Para os dois empresários, a fundação que criaram representa uma resposta a um profundo desejo de interconexão da sociedade. Rødgaard-Jessen reflecte: “Tem sido muito bonito estar perto das pessoas desta forma – ver os nossos filhos crescer, estar juntos e partilhar a vida quotidiana.”
ZAP // BBC