5 livrarias que não parecem livrarias

As livrarias alternativas são lugares especiais. Das inesperadas e enormes secções a eventos diferentes e personalidades únicas, varias são as razões para terem a tua visita. A escolha do AEIOU e do momondo vai para as mais incríveis, ao ponto de nem parecerem livrarias.

Um antigo teatro reconvertido, uma ex igreja, uma que flutua, … São cinco livrarias vão certamente pôr-te a (querer) ler mais.

The Book Barge, Reino Unido

A Book Barge auto denomina-se como uma livraria que flutuou para longe e podes encontrá-la em vários sítios de Inglaterra apesar de ser só uma. Passamos a explicar. Esta livraria tem como sede um barco e anda de canal em canal até atracar. Aí, quando os potenciais leitores são convidados a visitar as suas pequenas mas bem recheadas prateleiras.

Criação de Sarah Henshaw, a loja foca-se primeiramente em ficção e literatura para crianças, embora possas encontrar todo o tipo de tesouros a bordo.

Polare de Maastricht, Holanda

Depois de vermos as suas fotografias ficámos convencidos que todas as livrarias deveriam ser realocadas em igrejas góticas com mais de 700 anos. Situada em Maastricht, na Holanda, as coloridas estantes da Polare fazem de pano de fundo da nave central da igreja e seus elegantes arcos.

Não te preocupes se não és católico, todas as religiões e não religiões são mais que bem-vindas.

Villa del Libro, Espanha

A Vila do Livro em Ureña, Espanha, é exclusiva para verdadeiros bibliófilos. Porquê? Não é apenas uma loja mas uma vila inteira! São 12 livrarias e dezenas de actividades relacionadas com a leitura, incluindo uma exposição permanente da história do livro.

Vagueia pela charmosas ruas de pedra de carvão desta vila medieval e descobre tudo: de workshops de encadernação e aulas de caligrafia a pequenas livrarias dedicadas a todo o tipo de assuntos como o amor, aquacultura, vinho e até mesmo a própria escrita.

Livraria Lello, Portugal

Entra na livraria Lello, no Porto, e serás recebido pelo seu interior Neogótico imponente, de ficar de queixo no chão. Os vários lances de escadas, a madeira trabalhada, os tectos esculpidos – até uma claraboia de vidro pintado – fazem desta livraria uma das mais belas do mundo. A Lello tem ainda uma grande história que remonta ao século XIX.

Há ainda rumores de que a livraria do Harry Potter foi inspirada nesta irmã portuense, visto que a J.K Rowling passou algum tempo no Porto antes de começar a escrever os seus livros. Uma verdade é certa: quem gosta de livros tem que ir à Lello.

Livraria Ateneo Grand Splendid, Argentina

Imagina um teatro daqueles clássicos. Provavelmente pensarás num palco com cortinas de veludo encarnado, madeira elegantemente esculpida e até detalhes dourados e frescos no tecto. Correcto? Agora imagina o mesmo cenário mas cheio de estantes cobertas de livros.

Visita o Ateneo Gran Splendid, uma verdadeira livraria de Bueno Aires, que começou como uma sala de espectáculos em 1919. O espaço é dramático como se quer e, quando te fartares de deambular pelas várias secções podes sempre subir ao palco. E tomar um café calmamente.

AEIOU / momondo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.