Há um hábito doméstico que o pode ajudar a dormir melhor

Uma nova pesquisa descobriu uma correlação entre a prática de jardinagem e uma melhor qualidade de sono.

Um estudo recente publicado no Journal of Affective Disorders revelou que a jardinagem pode fazer mais do que apenas embelezar o seu ambiente – pode também melhorar significativamente a qualidade do seu sono.

A investigação descobriu que os indivíduos que se dedicam regularmente à jardinagem apresentam menos queixas de sono em comparação com aqueles que não praticam atividades físicas.

O estudo analisou dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco Comportamental (BRFSS) de 2017, que incluiu respostas de 85.148 adultos em dez estados dos EUA. Depois de filtrar os dados incompletos, o estudo centrou-se em 62 098 adultos, examinando os seus níveis de atividade física e queixas de sono.

Os participantes foram classificados em não praticantes de exercício físico, jardineiros e outros tipos de praticantes de exercício físico, sendo os jardineiros definidos como aqueles que indicaram a jardinagem como uma das suas principais actividades físicas, aponta o Psy Post.

As conclusões foram impressionantes. Os jardineiros apresentaram uma probabilidade 42% inferior de sofrerem múltiplas queixas de sono do que os não praticantes de exercício físico, superando mesmo os outros praticantes de exercício físico, que apresentaram uma probabilidade 33% inferior.

Isto sugere uma vantagem notável desta atividade de baixo risco e de envolvimento físico. Além disso, à medida que a quantidade de tempo que os participantes passavam a jardinar aumentava, as suas queixas de sono diminuíam.

Os benefícios específicos do sono para os jardineiros incluíram menos casos de insónia, redução da sonolência diurna e durações de sono mais curtas, embora as melhorias na apneia do sono não tenham sido significativamente melhores do que as observadas nos não praticantes de exercício físico. Estes resultados sublinham o potencial da jardinagem como uma intervenção não farmacêutica benéfica para melhorar a saúde do sono.

As conclusões do estudo são particularmente relevantes, tendo em conta o interesse crescente na saúde do sono, devido à sua relação com vários problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas. O baixo risco de lesões associado à jardinagem e os seus já conhecidos benefícios para a saúde física e psicológica tornam-na uma candidata ideal para novas investigações e recomendações de saúde pública.

Embora a investigação ofereça perspectivas promissoras, não está isenta de limitações. A sua natureza transversal significa que a causalidade não pode ser definitivamente estabelecida e a dependência de dados auto-relatados pode introduzir preconceitos e viés.

No entanto, os resultados são suficientemente convincentes para que os autores defendam a realização de mais estudos prospetivos para confirmar estes resultados e explorar os mecanismos através dos quais a jardinagem pode influenciar a saúde do sono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.