/

249 mil funcionários públicos não vão ter qualquer aumento até 2018

4

SXC

-

Mais de um terço dos funcionários públicos – cerca de  249 mil trabalhadores – não vão ter qualquer aumento até pelo menos 2018.

O Diário de Notícias sublinha a realidade dos trabalhadores que ganham menos de 1.500 euros, e que por isso tinham escapado aos cortes — mas também acabarão por manter nos próximos anos a remuneração que ganhavam em 2010.

O governo já avançou este ano com a devolução de 20% dos salários da função pública que tinham sofrido cortes, uma reposição que espera-se estar completa em 2020. O DN consultou os cálculos do economista Eugénio Rosa para explicar que, em média, cada trabalhador passou a ganhar mais 17 euros por mês na sua remuneração-base.

No entanto, ao longo dos próximos dois anos, 37,9% dos trabalhadores do Estado e das autarquias – os 249 mil funcionários públicos que ganham menos de 1.500 euros – irão manter o salário que tinham em 2010.

Isto porque a única medida da coligação PSD-CDS em relação às remunerações dos trabalhadores da função pública, proposta no Programa de Estabilidade, é a reversão dos cortes salariais, deixando de lado a progressão daqueles que, apesar de não terem sofrido cortes, auferem remunerações mais baixas.

ZAP

4 Comments

  1. Tb não é em recuperação da intervenção de credores e com inflacção nula que se esperaria aumentos! Tal faria disparar (o consumo interno) as importações. Já bem bastará a reposição gradual dos salários do funcionalismo público!

  2. O título está incorrecto. Deveria ser nenhum funcionário público (excepção feita aos magistrados, militares e poicias) terá aumentos até 2019. Os que tÊM CORTES, MANTÊM-NOS os que não têm continuam congelados

    • Tire lá dai os militares e os polícias e se quiser acrescentar gnr’s pode lá por no saco o pessoal da RTP (pública) o pessoal do banco de portugal o pessoal da AR do palácio de belém e mais uns outros…

  3. ”Mais de um terço dos funcionários públicos – cerca de 249 mil trabalhadores – não vão ter qualquer aumento até pelo menos 2018.”
    E os políticos???????????????????? Ahhh, já me esquecia; não são funcionários públicos.
    E VIVA QUEM FAZ AS LEIS. Em benefício próprio? Acho que não. EHHHHHH:-)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.