Zoo deu lentes personalizadas a pinguins com cataratas

Liam Quinn / Flickr

O jardim zoológico Jurong Bird Park, em Singapura, deu lentes intra-oculares personalizadas a seis pinguins com cataratas para resolver os seus problemas de visão.

De acordo com a CNN, que cita os veterinários da organização Mandai Wildfire Group, três pinguins-imperadores de 20 anos e três pinguins-de-humboldt, com idades entre os sete e os 13 anos, foram operados há dois meses e já recuperaram da cirurgia.

Segundo os especialistas, este é um marco na medicina veterinária.

A decisão de operar os pinguins surgiu após a veterinária Ellen Rasidi constatar que se moviam como se tivessem dificuldade em ver o que estava no caminho.

Foram necessários dois meses de espera até que as lentes fabricadas por uma empresa alemã ficassem prontas, visto que foram concebidas tendo em consideração as medidas dos olhos de cada um dos animais.

“Como se trata de uma espécie maior, os pinguins-imperadores têm olhos grandes e estáveis o suficiente para manterem as lentes personalizadas no lugar, por isso, decidimos seguir este procedimento pioneiro em todo o mundo para melhorar ainda mais a [visão dos animais] antes de removermos a catarata”, explicou a oftalmologista veterinária Gladys Boo.

Numa primeira fase, os pinguins não puderam ir à água e tiveram de receber gotas oftalmológicas duas vezes por dia. Segundo os funcionários do jardim zoológico, a cirurgia permitiu que os animais ficassem mais ativos e aumentassem os níveis de resposta e atividade.

O zoo em questão tem vindo a realizar várias cirurgias em aves, incluindo o de um calau com cancro que recebeu uma prótese para o bico amputado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.