Através de uma análise de zircões, equipa conclui que a Terra subiu acima do nível do mar há 3 mil milhões de anos

Através de milhares de análises minerais, um grupo de investigadores revelou que a massa da Terra começou a subir acima do nível do mar há cerca de 3 mil milhões de anos.

De acordo uma pesquisa realizada por uma equipa da Penn State University, demorou cerca de 500 milhões de anos para os continentes atingirem as alturas que se conhecem hoje. O estudo que dá conta destas conclusões foi publicado na Earth and Planetary Science Letters.

Os cientistas começaram por aplicar uma análise estatística única às idades de cristalização do mineral zircão, que pode ser datado de forma confiável e é frequentemente encontrado em rochas sedimentares.

Este método mede a quantidade de chumbo numa amostra e calcula a idade do cristal a partir da taxa estabelecida de decomposição do urânio, revela o CienciaPlus.

Os minerais foram originalmente formados em magmas mais antigos, mas, devido à erosão e ao transporte, viajaram em rios e acabaram por ser depositados no oceano, onde se transformaram em rochas sedimentares que ficaram abaixo da superfície.

A idade dos zircões recuperados de amostras individuais de rochas pode ser usada para determinar o tipo de continente do qual foram erodidos, uma vez que a idade dos minerais em rochas no leste da América do Norte é, por exemplo, diferente daquela que se encontra em rochas no Japão, que foi formado por atividades vulcânicas muito mais recentes.

“Se olharmos para o rio Mississippi, este está a erodir rochas e zircões provenientes de toda a América do Norte. O rio recolhe grãos minerais que têm idades entre um milhão de anos e alguns mil milhões”, referiu Jesse Reimink, num comunicado.

O autor do estudo diz ainda que “a pesquisa sugere que assim que os sedimentos começaram a formar-se na Terra, formaram-se a partir de bacias sedimentares com uma faixa etária igualmente grande”.

Os sedimentos são formados a partir do desgaste de rochas mais antigas e carregam a assinatura da massa de terra do passado em cápsulas do tempo, como os zircões. A pesquisa não revela o tamanho total dos continentes primordiais, mas sugere que as bacias hidrográficas em escala moderna foram formadas há mais de 2,7 mil milhões de anos.

A Terra é um planeta que sustenta a vida, em parte por causa da forma como a crosta continental influencia a composição atmosférica e oceânica. Saber como e quando estes processos ocorreram pode dar pistas sobre o processo de criação da vida.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terra ‘e planeta muito estranho que eu acredito na teoria que outro planeta, a theia tenha chocado com terra e formado lua….mas grande maioria dos materiais incluindo nuncleo ficaram na terra, aumentando materiais pesados….aumentanto o efeito ou fenomeno magnetico…Faltam evidencias, mas olhando para outros planetas semelhares, a terra tem de ter algo excepcional….

RESPONDER

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …