Zidane, em momentos nunca vistos: “A justificação do árbitro não chega”

Alberto Estevez / EPA

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha – e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro.

Foi uma jornada “louca” em Espanha: Barcelona e Atlético de Madrid tinham empatado sem golos no sábado; os outros dois candidatos ao título, Real Madrid e Sevilha, encontraram-se no domingo. O jogo terminou também com uma igualdade (2-2) mas tem continuidade depois do apito final.

Quando faltava sensivelmente um quarto de hora para o fim, e quando o marcador indicava um golo para cada equipa, foi assinalada uma grande penalidade a favor do Real. Falta de Bono sobre Benzema, sem muitas dúvidas.

No entanto, a decisão foi revertida, literalmente, porque o vídeo-árbitro avisou o árbitro principal que havia uma grande penalidade por assinalar na área contrária. Segundos antes, Militão tocou com a mão na bola (ou a bola tocou na mão?) e Rakitic converteu com sucesso o penálti, apontando na altura o 1-2 para o Sevilha.

O ex-defesa do FC Porto disputava uma bola pelo ar e não estava a olhar para o esférico quando cometeu a infração. A bola até terá tocado nas suas costas, antes.

Esta decisão do árbitro Martínez Munuera originou um momento raro: Zinédine Zidane ficou a protestar com a equipa de arbitragem depois do jogo. E, nas declarações rápidas à Movistar, demonstrou que estava claramente incomodado.

Alguém tem que me explicar as regras em relação às grandes penalidades. Falei com o árbitro, disse-lhe que queria uma explicação. Ele disse-me que era mão do Militão e que quem apita é ele. E pronto, já está”, reclamou o treinador do Real Madrid.

“É muito complicado porque fizemos um grande jogo, merecíamos muito mais. Não gosto de falar sobre os árbitros, intrometer-me… Mas hoje não fica uma boa sensação”, continuou, antes de reforçar que não ficou convencido com as explicações do árbitro: “Não chega. Se há uma mão, qualquer mão no ar, apitas para os dois lados”.

Emilio Butragueño, diretor do campeão espanhol, queixou-se de uma decisão decisiva, muito influente por causa do contexto deste jogo, atirou: “Em jogadas muito parecidas, a nosso favor, as decisões têm sido diferentes”.

Asensio, jogador do Real Madrid, foi mais suave na sua reação: “Do meu ponto de vista, a mão é involuntária mas o que interessa é o critério de cada árbitro. Já não se pode alterar nada, temos que continuar a lutar”.

O adversário Rakitic, que marcou o golo nessa grande penalidade, foi rápido na sua análise: “Para mim, isto é fácil: se é mão, é mão. Se muda a direção da bola, que ia para a baliza, não há dúvidas”.

Este resultado impediu o Real de saltar para o primeiro lugar, com os mesmos pontos do vizinho. O Atlético de Madrid continua a ser o líder isolado, com 77 pontos, mais dois do que Real e Barcelona, e mais seis do que o Sevilha. Faltam três jornadas para La Liga terminar.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de streaming …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020 o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …

Samaris vai ficar no Benfica

O médio grego prepara-se para iniciar a sua oitava temporada ao serviço do Benfica, apesar das intenções da direção encarnada de pôr um ponto final na relação. Andreas Samaris só admite sair da Luz se receber …

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos …

As contas de Portugal para passar aos "oitavos": derrota com França não é o fim

Portugal faz as contas para poder seguir para os oitavos de final do Euro 2020. A seleção até pode perder por duas bolas frente a França, desde que a Hungria não vença a Alemanha. Dinamarca, Holanda, …

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …