Zainab, de 7 anos, foi violada, estrangulada e largada numa lixeira

Zainab, de sete anos, foi violada várias vezes, estrangulada até à morte e o seu corpo foi abandonado numa lixeira. O caso trágico é apenas um de uma sucessão de crimes cometidos sobre crianças, especialmente meninas, que está a revoltar a população do Paquistão.

Protestos violentos eclodiram na cidade de Kasur, na província de Punjab, no nordeste do Paquistão, onde Zainab vivia e onde têm ocorrido vários casos semelhantes, de crianças raptadas, violadas e mortas.

O corpo de Zainab foi encontrado no meio de uma lixeira na última terça-feira, vários dias depois do seu desaparecimento. Depois de ser violada, a menina de 7 anos foi estrangulada até à morte, de acordo com a autópsia realizada, conforme reporta a BBC.

A criança tinha marcas de tortura no rosto e a sua língua estava esmagada entre os dentes, noticia a estação norte-americana CNN que ouviu o médico legista responsável pela autópsia. Ela estaria morta há quatro ou cinco dias quando foi encontrada.

A polícia de Kasur afirma que ocorreram outros 11 homicídios semelhantes nos últimos dois anos, todos dentro de um raio de 2 quilómetros. Cinco deles terão relação com o mesmo suspeito que está a ser procurado pelas autoridades.

Nas ruas, os protestos têm assumido um tom violento, com a população revoltada e a acusar a polícia de inércia.

“Vivemos com medo”

Zainab desapareceu a 4 de Janeiro passado quando ia a caminho de uma sessão de leitura do Corão, o livro sagrado do Islamismo, religião da maioria dos paquistaneses. Imagens de câmaras de segurança, que chegaram a ser divulgadas nas redes sociais e nas televisões paquistanesas, mostram-na a seguir na rua de mão dada com um homem.

Foram familiares da menina que encontraram estas imagens. E a família de Zainab e os manifestantes acusam as autoridades de não estarem a fazer o suficiente para terminar com este tipo de crimes.

“Se a polícia tivesse agido imediatamente, o culpado já teria sido apanhado”, disse o pai da menina, Muhammad Amin Ansari, à emissora Geo TV, segundo cita a BBC, depois de regressar ao Paquistão da Arábia Saudita, onde tinha ido fazer uma peregrinação com a mulher. Eram os tios de Zainab quem estavam a cuidar dela quando desapareceu, enquanto os pais viajavam.

“Nos últimos dois anos, vivemos com medo. Os pais têm receio de deixar os seus filhos saírem de casa”, lamenta o pai de Zainab que assegura que a filha não será enterrada até que o responsável pela sua morte seja preso, contrariando assim os preceitos islâmicos.

As autoridades alegam que foram recolhidas amostras de ADN do corpo de Zainab e que os primeiros indícios apontam para que o crime tenha sido cometido por um conhecido da família da criança, conforme reporta o jornal The Washington Post.

#JustiçaparaZainab

Vários políticos já prometeram fazer justiça e nas redes sociais, a hashtag #JustiçaparaZainab está entre as mais comentadas no Twitter.

A Nobel da Paz Malala Yousafzai, estudante e activista paquistanesa, também se juntou à onda de revolta, apelando ao governo e às autoridades responsáveis do seu país para agirem. “Isto tem de parar”, escreve a jovem.

O ministro-chefe da província de Punjab já ofereceu uma recompensa de 10 milhões de rúpias paquistanesas (cerca de 130 mil euros) para quem ajudar a identificar o responsável pela morte de Zainab. Também disse que pediu detalhes sobre os casos de outras 11 meninas mortas.

Kasur já esteve no centro de um escândalo de abuso sexual devido a um gangue de 25 homens que chantageava crianças para as forçar a participarem em vídeos pornográficos. O caso veio à tona em 2015, e vários suspeitos foram presos.

As autoridades afirmam que casos como o de Zainab ocorrem quase todos os meses na cidade.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Gente selvagem! Por todo o lado existem casos incríveis e cruéis mas há certos países que devido a uma cultura bárbara e quase primitiva são propícios a muitos mais casos de extrema violência e desumanização.

  2. Este mundo está podre, a humanidade está entregue a monstros assassinos espalhados por todo o lado, são pessoas sem respeito pelo próximo, sem sentimentos, sem escrúpulos, sem piedade, pior muito pior que qualquer animal selvagem, são cobardes que atacam crianças indefesas e se escondem, o mundo precisa de uma limpeza eu acredito que um dia isso vai acontecer, precisamos começar do zero e aprender com os erros que se cometeram para não se voltarem a repetir.

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …