Youtube “corta o pio” (e receitas de 15 milhões de euros) à sua maior estrela

PewDiePie, “nome de guerra” do sueco Felix Kjellberg, é o maior youtuber do mundo, mas colocou-se em maus lençóis depois de ter feito vários vídeos anti-semitas. O vlogger, que lucrava cerca de 15 milhões de euros por ano com o seu canal, perdeu os contratos com o Youtube e a Disney.

As duas empresas norte-americanas resolveram quebrar os vínculos contratuais com o youtuber Felix Kjellberg devido aos conteúdos anti-semitas de alguns dos vídeos que publicou recentemente, nomeadamente contendo a frase “Morte a todos os Judeus” e exibindo um homem vestido de Jesus Cristo a dizer que “Hitler não fez nada de errado”.

O Wall Street Journal detectou, pelo menos, nove vídeos com conteúdos anti-semitas, publicados recentemente.

A Disney decidiu assim romper o contrato que uma das suas empresas, a Maker Studios, tinha com a estrela sueca. E o Youtube segue-lhe os passos, cancelando a segunda temporada da sua websérie intitulada “Scare Pewdiepie”.

Mas o Youtube não para por aí e vai também remover o vlogger da lista de indicações do Google, um serviço de publicidade com o selo de recomendação do gigante dos vídeos, isto é, sem piadas de mau gosto, pornografia e discursos de ódio. Depois da publicação dos vídeos, PewDiePie deixa de se encaixar nesta definição.

Dos videojogos à fama mundial

Felix Kjellberg ficou famoso em todo o mundo com o seu canal do Youtube dedicado ao humor e aos videojogos. Mais recentemente, o sueco começou a apostar em vídeos de entretenimento geral.

Com 53 milhões de seguidores, era, até agora, o youtuber mais bem pago do mundo, arrecadando verbas na ordem dos 24 milhões de dólares por ano em receitas com publicidades nos vídeos, com patrocínios e com presenças públicas.

PewDiePie continua a ter acesso ao Youtube e pode continuar a ganhar dinheiro com os seus vídeos mas, a partir de agora, as coisas ficarão um pouco mais difíceis para o vlogger.

Kjellberg insiste que nunca teve a intenção de apoiar a causa nazi. “Estava a tentar mostrar o quão louco é o mundo moderno, especificamente alguns dos serviços disponíveis online“, escreveu o vlogger no Tumblr.

“Peguei em algo que me parecia absurdo – em pessoas que diriam qualquer coisa por cinco dólares”, acrescenta, referindo-se ao facto de as pessoas que aparecem nos vídeos anti-semitas terem sido pagas.

“Penso no conteúdo que crio como entretenimento, e não como um lugar para comentários políticos sérios”, diz ainda Kjellberg.

Apesar do previsível rombo nas finanças, motivado pelo “barramento” do Youtube, PewDiePie não deve ter que se preocupar muito com isso. Além dos milhões que vem averbando ao longo dos últimos anos, também tem outros negócios paralelos, envolvendo vídeos e jogos.

No entanto, o sueco deverá pensar duas vezes da próxima vez que criar um vídeo para o Youtube.

ZAP // CanalTech

13 COMENTÁRIOS

  1. semita · se.mi.ta · səˈmitɐ
    adjetivo de 2 géneros
    relativo ao grupo etnolinguístico oriundo da Ásia, que se diz descendente de Sem, filho de Noé, e que engloba os Hebreus, os Assírios, os Aramaicos, os Fenícios e os Árabes
    nome de 2 géneros
    indivíduo pertencente a esse grupo
    De Sem, antropónimo +-ita

    an·ti·-se·mi·ta · (anti- + semita)
    adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
    Que ou quem se opõe aos semitas, e particularmente aos judeus.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Semita

    “O termo semita tem como principal designação o conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais. A origem da palavra semita vem de uma expressão no Génesis e referia-se a linhagem de descendentes de Sem, filho de Noé. Modernamente, as línguas semíticas estão incluídas na família catito-semítica.[1]

    Historicamente, esses povos tiveram grande influência cultural, pois as três grandes religiões monoteístas do mundo -judaísmo, cristianismo e islamismo- possuem raízes semitas.

    Devido a diversas migrações, não podemos falar de um grupo étnico homogéneo. Portanto, muitas línguas compõem a família semítica, incluindo as seguintes: acadiano, ugarítico, fenício, hebraico, aramaico, árabe, etíope, egípcio, copta gala, afar-saho, amorita, assírio e caldeu.”

    Ou seja, anti-semita quer dizer “contra” todos os cristão, judeus e muçulmanos(islâmicos)..
    E ao mesmo nível de degredo intelectual está a noticia, que é apenas mais uma propaganda para reforçar a mentira que é o holocausto!! “Oh ZAP ZAP” (wanna be elites..)

    • Caro John Dói,
      Em primeiro lugar, esta notícia limita-se a relatar factos objectivos (não alternativos), declarações e ocorrências, sem que nada nela seja uma declaração de fé ou opinião quanto ao assunto “o holocausto existiu ou foi inventado”. Portanto, a sua acusação de que a notícia é um degredo e “mais uma propaganda para reforçar” uma mentira é perfeita e incompreensivelmente descabida.
      Em segundo lugar, se por infortúnio nada nesta notícia clarifica a nossa posição em relação ao assunto “o holocausto existiu”, não faltam no ZAP outras peças que o fazem – o que nos deixa de consciência muito tranquila.
      E em terceiro lugar, propaganda há muita, cada um acredita na que quer – evidência incontornável, de que aliás o seu comentário é a prova mais clara.

      • https://youtu.be/mmrHBT5h-BA
        Full length Holocaust Documentary – Did Hitler systematically murder 6 million Jews? we will be putting some of the mainstream theories under the scope, for the purpose of analysis and revision.

        Aprendam o que é pensamento critico antes de falar, pois defender a verdade deveria ser parte do trabalho de um jornalista ou qualquer fonte de notícias, chiça, de qualquer ser humano com dois dedos de testa.. Deixem-se de propaganda nociva e manipuladora da “sociedade”, pois a desde à muito que se sabe que a mentira tem perna curta e mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, quanto a consciência, não parece muito tranquila a vossa pois “calçaste a luva” e tentaste de todas as formas possíveis (até os ‘trolls’ apareceram, “instantaneamente” quase que por artes magico-maçonicas) para tentar justificar novamente, mentiras e propaganda nociva à população mundial.. Sejam humanos..

        • John Dói,
          O teu comentário socorre-se de uma falácia sobejamente conhecida, chamada “cherry picking”, que consiste em escolher uma “prova” ou “estudo” ou “tese”, de entre algumas que defendem uma ideia, dando-a como prova irrefutável dessa ideia e ignorando a enorme imensidade de todas as outras provas ou teses ou estudos que a contrariam. Por vezes essa falácia socorre-se de si própria na escolha dos dados com que fundamenta as suas “provas”.
          A essa falácia acresce outra, a de atacar a seriedade, conhecimento ou capacidade crítica do interlocutor como forma de descredibilizar o seu argumento.
          Com estas duas técnicas falaciosas, surgiram “nas internets” um sem número de teorias conspiratórias ou revisionistas, e respectivas “provas” ou “documentários”, como por exemplo:
          – o Homem nunca foi à Lua
          – o barco que afundou não era o Titanic mas o “Britanic”
          – o aquecimento global é uma farsa
          Não vi o documentário do teu link, mas aposto que se socorre ainda de uma terceira falácia, muito típica dos revisionistas do holocausto, que passa por dizer “ah, está aqui uma prova de que o tipo nunca podia poderia ter morto 6 milhões, matematicamente só dava para matar 1 milhão, portanto o holocausto foi uma mentira”.
          Eu pessoalmente acredito que o Homem esteve na Lua (na realidade, 12 homens estiveram na Lua), e acredito que há aquecimento global, e não faço ideia nem quero saber se o Titanic afundou ou não. Como diz o senhor da ZAP, propaganda cada um come a que quer.
          Não vou é incorrer também na falácia de achar que a incomensurável quantidade de provas e testemunhos de que o Holocausto existiu, por si só, anulam as famosas provas “cherry picked” ou falseadas que o contradizem.
          Vou apenas deixar que o meu espírito crítico me diga em que devo acreditar, sem insultar o teu.

          • Fantástico…
            Grande comentário… Antes de o ler já estava a “ferver por dentro” com o que estava para trás… Agora limito-me a assinar em baixo do que o FSC escreveu…

            (já agora acrescento outra falácia que, como essas que relatou, tem vindo muito ao de cima ultimamente… o da “Terra plana”… ele sempre há cada um…)

          • dados da wikipedia:
            Total de mortos na segunda guerra mundial:

            Soviet Union – 26,000,000 to 27,000,000
            China – 15,000,000 to 20,000,000
            Germany – 6,900,000 to 7,400,000

          • Falas ‘muita bem’ mas dizes nada =§, não apresentas um único facto, conteúdo que mostre sequer um mínimo do que afirmas, apenas opinião, que como o c% todos temos um, sem haver algum tipo de facto/prova para comprovar qualquer uma das tretas propagandistas que mencionaste, só demonstra mentira/s ou o quão enganado/iludido/hipnotizado/sob feitiço/.. estas, como a grande maioria das pessoas, sem permitir conceber ou realizar a verdade..

            ..uma prova não defende, é, uma verdade/facto sobre algo, aquilo que já foi validado por factos/provas..

            ..”oh cavaleiro belfo” tentas salvar o ZAP, que com centenas de exemplos e ± metade do conteúdo que lança a demonstrar, falta de senso comum e/ou lógica humana, sempre dentro de um padrão de propaganda nociva a todos, logo a forma como foi tratado até foi simpática, porque como já foram observados meia dúzia de bons artigos e outra meia dúzia aceitável, foi tido em consciência..

            – o Homem nunca foi à Lua
            ..em si não é prova de nada, é uma afirmação, ainda assim existem provas que levam a considerar a afirmação como verdade..
            4 the moony troll
            · https://youtu.be/5aIFhlv457U ·

            – o barco que afundou não era o Titanic mas o “Britanic”
            ..”Leave Britney alone!!” Não estudei o suficiente para poder de memória transpor da cabeça pelas pontas dos dedos todos os detalhes acerca do ‘Tianicas’, ainda assim recordo que envolve tanto Rothschilds e Rockefellers e isso nunca foi como se pode aprender da história algo positivo..
            Tianicas
            · https://youtu.be/zOca_wTZ5BQ ·

            – o aquecimento global é uma farsa
            ..não “falhas” uma pro·pagan·da, esqueceste as vacinas serem seguras?¿ ETs?¿ a Geo-Engenharia não acontecer?¿ Rastros Químicos que quase todos os dias se podem observar nos céus também não são reais? Que tal estudar os ciclos meteorológicos da terra e questionar, será que querem dizer poluição mundial excessiva, criada pelas pessoas e cada vez mais visível..
            A Falsa Bola Quente Azul
            · https://youtu.be/52Mx0_8YEtg ·

            ..e disseste tudo tal como o ZAP, através de atitudes e acções, “Não vi o documentário do teu link, mas aposto que…”, dissonância cognitiva, ou assumes sem saber, o que derrota por terra a ideia de que quem o disse esteja no momento a usufruir de raciocínio lógico, consciente, e atento no presente..

            ..facto, segundo os registos de nascimento de quase toda a população existiam sobre a Europa um numero inferior a 2 Milhões de judeus, como pode dado esse facto terem sidos exterminados 6 ou mais Milhões?¿
            (para alem de que holocausto é uma palavra derivada do contexto religioso, e quer dizer ritual de sacrifício pelo fogo..)..

            E fica aqui para o PauloSR que até fervilha, e isso provavelmente acontece porque no intimo até sabe a verdade mas não a quer admitir, é difícil aceitar o quão errado se está quando isso implica uma vida inteira e a grande maioria de costumes e hábitos nocivos do dia-a-dia, de qualquer forma, bem explicado com todas as referencias disponíveis para cada um por si estudar, e perceber que foi enganado em praticamente tudo na vida..
            flat
            · https://youtu.be/-RIBO7VB0VE ·

            · http://bit.ly/2llkd6i ·
            ..para não dizerem que me desviei muito do tópico ‘principal’ da noticia ×)..
            Bro Fist
            · http://bit.ly/2laZmQz ·
            · http://bit.ly/2lVmn92 ·

            · http://bit.ly/1czRgeX ·
            ..don’t be, love You all..
            · http://bit.ly/2kBxnr6 ·

        • Mas não é que ele acredita naquilo tudo… ainda pensei que escapava alguma coisa…
          Realmente é como disse… Vive noutro mundo e/ou esteve fora do planeta desde há muito tempo… não tem remédio…
          E sim… fervilho com tanta ignorância…
          Verdades… sim… sei muitos mas estão longe das mentiras que difunde… e para debater alguma coisa preciso de alguém com capacidade para tal…

    • Um maluco dos números do século passado. “Dão-lhe” uns números, (reais ou falsos) ele calcula e chega à conclusão que não batem certo. Ora, um matemático a sério, deveria considerar as variáveis, como relatos errados ou incompletos ou inconclusivos e a dita cuja propaganda (alemã, judia, americana e sei lá mais o que!). Um matemático que não tendo em conta estas (e outras) variaveis não é um matemático a sério, daí que; quando afirma a impossibiliddade do Holocausto, (repare como escrevi Holocausto com H grande) está a demonstrar… Que não tem qualquer prova que o Holocausto não existiu. O que quero dizer é que; baseado na sua opinião expressa no video, este homem não tem qualquer credibilidade.
      Já agora veja este video: https://www.youtube.com/watch?v=zv1QJ_yXzg8
      Nota: Este senhor também não tem qualquer credibilidade, mas apoia-se em dados históricos, não afirmando nem desmentindo a existência do Holocausto, tornando mais válido que “esse” matemático da treta.

      O HOLOCAUSTO EXISTIU! Se não morreram tantas pessoas, ou se não morreram tantos judeus,é irrelevante! HOUVE! Até os neo nazis admitem (só que para eles, quando é um baixo número – 1 milhão em vez de 6 – não é holocausto) que existiu! Esperemos que esse tempo negro da história não se repita ao longo da sua vida. Assim não terá que negar a existência de algo que assistiu na pele.

RESPONDER

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …

-

PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e …

Incêndio em Pedrógão Grande

Fotografia mostra quando começou o incêndio ("muito antes da trovoada")

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a …

-

Analistas consideram que meta de 1,5% para défice é alcançável

Os analistas contactados pela Lusa consideram que o objetivo do Governo de reduzir o défice para os 1,5% este ano "continua a ser alcançável", depois de o INE ter apurado um défice de 2,1% até …