Yoga ajuda a proteger contra doenças no coração

Fazer yoga pode ser uma boa maneira de se proteger contra doenças cardíacas, especialmente para quem não pode fazer exercícios pesados, de acordo com um estudo feito na Holanda.

Segundo uma revisão de 37 estudos envolvendo cerca de 3 mil pessoas, o yoga foi associado a uma redução de fatores de risco cardíaco, como a pressão arterial elevada e o colesterol, apesar de a prática ainda não fazer parte no rol de recomendações de atividade física semanal.

O yoga é uma antiga forma de exercício que aplica força, flexibilidade e respiração com o objetivo de aumentar o bem-estar físico e mental.

Há vários tipos diferentes de yoga – tântrica, Hatha, Ashtanga ou SwáSthya, por exemplo -, mas a maioria não exige força suficiente para contar para os 150 minutos de intensidade moderada de atividade aeróbica que as autoridades recomendam para proteger coração e pulmões.

O yoga tampouco é cotada como exercício de fortalecimento muscular – algo que as mesmas diretrizes recomendam duas ou mais vezes por semana, todas as semanas.

Calmante

Porém, em comparação com nenhum exercício, a prática de yoga demonstrou benefícios significativos: está relacionada com um risco menor de obesidade, pressão alta e colesterol elevado, segundo o European Journal of Preventive Cardiology.

Comparado com outros tipos de exercícios, como caminhada rápida ou corrida, o yoga teve resultados semelhantes – nem melhores, nem piores – com base nas mesmas medidas de risco cardíaco.

“Estes resultados indicam que o yoga é potencialmente muito útil”, disse Myriam Hunink, da Erasmus University Medical Center, em Rotterdam, que investigou o possível efeito do yoga sobre a saúde do coração.

A revisão não explicou o mecanismo pelo qual o yoga pode ser benéfica, mas especialistas dizem que uma das explicações pode ser o seu efeito calmante. O stress tem sido associado a doenças cardíacas e pressão arterial elevada.

“Os benefícios podem ser decorrentes de trabalhar os músculos e respiração, o que pode trazer mais oxigénio para o corpo, levando a uma menor pressão arterial”, afirma Maureen Talbot, da Fundação Britânica do Coração.

Talbot considera que os benefícios do yoga sobre a saúde emocional já são reconhecidos, mas é preciso mais estudos para avaliar os efeitos da prática de forma mais específica.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …