/

Yoga ajuda alunos a concentrarem-se para exames

Sheba_Also / Flickr

-

Alunos do ensino básico, secundário e superior da Póvoa de Varzim e Vila do Conde tiveram este ano uma nova ajuda na preparação para os exames, com aulas de yoga para adquirir técnicas de concentração e controlo da respiração.

Yoga e Exames sem stress” é o título da iniciativa, que pretende ajudar os jovens a melhorar os seus níveis de concentração, promovida pelos Áshramas (centros de yoga) locais que desenvolveram a atividade nas escolas básicas e secundárias dos dois concelhos e na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), despertando o interesse de centenas de jovens.

Ana Martins, do Áshrama da Póvoa de Varzim, descreve que “cerca de 700 estudantes, do 1º ciclo do ensino básico até ao ensino universitário, participaram nestas aulas de yoga de preparação para os exames de final do ano letivo”.

Na Póvoa de Varzim, a aula gratuita teve lugar na Escola Secundária Eça de Queirós. Pedro Neto, estudante do 12º ano, considerou a iniciativa positiva, realçando: “é necessário para dar aos alunos uma definição do que é ter calma e saber respirar, para na altura dos exames, saber concentrar-se e saber separar todas as incertezas que se transporta neste dia e concentrar-se na matéria”.

Já Maria João Oura, também estudante da Eça de Queirós, apontou a importância do controlo da respiração. “É importante sabermos controlar a nossa respiração para nos tranquilizarmos, sobretudo quando estamos no 12º ano e temos exames muito importantes que vão definir o resto da nossa vida”.

No final da aula, Ana Martins sublinhou: “Estamos numa sociedade com muitos estímulos, com todos os sentidos voltados para fora e vários alunos têm dificuldade em concentrarem-se. Quando fazem a aula, sentem logo os benefícios, ficam surpreendidos pelo controlo mental e emocional que conquistam”.

“O objetivo foi de ensinar técnicas do yoga que ajudam os alunos a concentrarem-se melhor e a gerirem o stress durante o estudo e durante os exames, permitindo-lhes estudar e trabalhar durante mais tempo e de forma mais produtiva e também a recuperar mais facilmente do desgaste”, contou Ana Martins.

Na Escola Secundária Eça de Queirós e na ESEIG foi realizada uma ação pontual nesta época que antecede os exames nacionais. Noutras escolas das duas cidades as aulas foram dadas ao longo do ano letivo e asseguradas pelas Associações de Pais e direção do agrupamento.

“A iniciativa “Yoga e Exames Sem Stress” foi criada pelo departamento de jovem da Confederação Portuguesa do Yoga em 2005, nas universidades, mas o sucesso que tem junto dos estudantes levou ao seu alargamento a outros níveis de ensino”, reforçou a responsável pelos Áshramas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.