Yoga ajuda alunos a concentrarem-se para exames

Sheba_Also / Flickr

-

Alunos do ensino básico, secundário e superior da Póvoa de Varzim e Vila do Conde tiveram este ano uma nova ajuda na preparação para os exames, com aulas de yoga para adquirir técnicas de concentração e controlo da respiração.

Yoga e Exames sem stress” é o título da iniciativa, que pretende ajudar os jovens a melhorar os seus níveis de concentração, promovida pelos Áshramas (centros de yoga) locais que desenvolveram a atividade nas escolas básicas e secundárias dos dois concelhos e na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), despertando o interesse de centenas de jovens.

Ana Martins, do Áshrama da Póvoa de Varzim, descreve que “cerca de 700 estudantes, do 1º ciclo do ensino básico até ao ensino universitário, participaram nestas aulas de yoga de preparação para os exames de final do ano letivo”.

Na Póvoa de Varzim, a aula gratuita teve lugar na Escola Secundária Eça de Queirós. Pedro Neto, estudante do 12º ano, considerou a iniciativa positiva, realçando: “é necessário para dar aos alunos uma definição do que é ter calma e saber respirar, para na altura dos exames, saber concentrar-se e saber separar todas as incertezas que se transporta neste dia e concentrar-se na matéria”.

Já Maria João Oura, também estudante da Eça de Queirós, apontou a importância do controlo da respiração. “É importante sabermos controlar a nossa respiração para nos tranquilizarmos, sobretudo quando estamos no 12º ano e temos exames muito importantes que vão definir o resto da nossa vida”.

No final da aula, Ana Martins sublinhou: “Estamos numa sociedade com muitos estímulos, com todos os sentidos voltados para fora e vários alunos têm dificuldade em concentrarem-se. Quando fazem a aula, sentem logo os benefícios, ficam surpreendidos pelo controlo mental e emocional que conquistam”.

“O objetivo foi de ensinar técnicas do yoga que ajudam os alunos a concentrarem-se melhor e a gerirem o stress durante o estudo e durante os exames, permitindo-lhes estudar e trabalhar durante mais tempo e de forma mais produtiva e também a recuperar mais facilmente do desgaste”, contou Ana Martins.

Na Escola Secundária Eça de Queirós e na ESEIG foi realizada uma ação pontual nesta época que antecede os exames nacionais. Noutras escolas das duas cidades as aulas foram dadas ao longo do ano letivo e asseguradas pelas Associações de Pais e direção do agrupamento.

“A iniciativa “Yoga e Exames Sem Stress” foi criada pelo departamento de jovem da Confederação Portuguesa do Yoga em 2005, nas universidades, mas o sucesso que tem junto dos estudantes levou ao seu alargamento a outros níveis de ensino”, reforçou a responsável pelos Áshramas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …