Um serviço recentemente lançado pela Yahoo no Japão, pensado para servir a grande população de idosos do país, “arruma” as pegadas digitais das pessoas depois de morrerem.
Chamado Yahoo Ending, o serviço é accionado após a confirmação da morte do utilizador e pode ser usado para apagar dados pessoais da Internet, enviar mensagens de despedida para um número máximo de 200 endereços de email e até criar um site dedicado à memória da pessoa.
Mediante o pagamento mensal de 180 ienes (cerca de 1,3 euros), o projecto permite o cancelamento de pagamentos automáticos associados à conta do Yahoo, para além da remoção de textos e imagens armazenadas na nuvem.
Há também uma função que lista os objectivos e desejos que os utilizadores gostariam de ter realizado antes de morrer, e mostra se foram, de facto, cumpridos.
Para as pessoas que gostam de planear tudo, inclusive a morte, este serviço é igualmente útil, ajudando ainda a procurar um cemitério e a estimar o custo do funeral.
Este não é o primeiro serviço a pensar na pegada digital depois da morte. O Facebook, por exemplo, alterou, em Fevereiro deste ano, as definições de privacidade, mantendo-as, após a morte, da mesma forma que estava em vida.
Assim, toda a gente, e não só os amigos, têm acesso ao perfil da pessoa falecida.
Embora não especificamente orientado para quem acabou de morrer, o serviço Gmail, do Google, disponibiliza uma ferramenta denominada Inactive Account Manager, que permite que as contas se apaguem automaticamente depois de um período de tempo limite definido.
CG, ZAP