“Xuxas”, líder do maior cartel nacional, pagava casas em notas para lavar dinheiro

3

“Xuxas” usou uma empresa imobiliária e uma empresa de táxis para lavar os milhões de euros que ganhou enquanto cabecilha da maior rede de tráfico de drogas em Portugal.

O traficante de drogas Rúben Oliveira, que liderava a maior rede de narcotráfico portuguesa e era conhecido como “Xuxas”, usou uma imobiliária e uma empresa de táxis para “lavar” milhões de euros que ganhou com a venda de cocaína.

“Xuxas” fundou a imobiliária Vascopisus em 2020 e usou-a para comprar e vender imóveis na Grande Lisboa. A Auto Táxis Louridal também terá sido usada para lavar dinheiro do tráfico com negócios de fachada.

De acordo com JN, Rúben Oliveira acordava com o vendedor a assinatura de contratos fictícios com valores inferiores aos que eram pagos. A diferença era depois paga em dinheiro vivo e, num dos casos, o traficante terá mesmo chegado a pagar 135 mil euros em notas ao dono de um prédio em Lisboa.

Os imóveis eram depois vendidos por Rúben Oliveira a preços superiores aos declarados no contrato inicial de compra, sendo este suposto lucro usado para justificar a sua riqueza e estilo de vida ostensivo.

Segundo o Ministério Público, Rúben Oliveira foi o cérebro de um “esquema que lhe permitiu ocultar bens e património próprios, bem como a dissipação, circulação e integração nos circuitos lícitos de avultados proveitos do crime”.

A acusação refere ainda que o traficante negociava com cartéis colombianos, o Comando Vermelho brasileiro e o major Sérgio Carvalho, conhecido como “Escobar” brasileiro.

Muito do seu dinheiro terá sido canalizado para o Dubai, para onde o traficante fugiu em 2021.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.