Xi Jinping quebra as regras e assegura terceiro mandato no PC Chinês

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping

Votação à porta fechada confirmou a quebra da tradição política estabelecida nos anos 80: líderes estavam limitados a dois mandatos.

Xi Jinping, o líder da China, assegurou este domingo um terceiro mandato no poder, após ter sido reconduzido por cinco anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC).

Uma votação à porta fechada, após o encerramento do 20.º Congresso do PCC, em Pequim, confirmou a quebra da tradição política das últimas décadas, nas quais o líder chinês apenas servia dois mandatos.

Xi Jinping emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, avança o Observador.

Segundo os analistas, esta mudança torna Xi Jinping o líder mais poderoso desde Mao Tsé-Tung, fundador da República Popular e líder do país entre 1949 e 1976.

O congresso acontece a cada cinco anos e tem como objetivo escolher quem comanda o país, nomeando os membros do Comité Permanente do Politburo. Xi Jinping será confirmado presidente em março.

A votação levou ainda à nomeação de quatro aliados de Xi como novos membros para o Comité Permanente do Politburo, que detém o poder de decisão na China, incluindo Li Qiang, líder do partido no município de Xangai, que é apontado como o novo primeiro-ministro também a partir de março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.