Xi Jinping é um “ditador”: aumenta tensão China-Alemanha

3

Mark R. Cristino / EPA

Xi Jinping bebe chá durante discurso no Congresso do Partido Comunista

Comentários da chefe da diplomacia da Alemanha não agradaram a Pequim. A China é o maior parceiro comercial da Alemanha.

O embaixador alemão em Pequim foi convocado no domingo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês após comentários da chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, que descreveu o Presidente Xi Jinping como um ditador.

A informação sobre a chamada do embaixador alemão à sede da diplomacia chinesa no domingo foi avançada esta segunda-feira por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

Esta segunda-feira, a China descreveu o comentário de Baerbock — feito durante uma entrevista à cadeia televisiva norte-americana Fox News, em 14 de setembro — como uma “provocação política”, de acordo com a diplomacia alemã.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China Mao Ning disse esta segunda-feira que os comentários de Baerbock foram “totalmente absurdos e constituem um grave ataque à dignidade política da China, bem como uma provocação política aberta“.

Referindo-se à guerra na Ucrânia, a ministra alemã, interrogou-se ainda sobre o efeito da guerra da Ucrânia no comportamento do líder chinês.

“Se Putin vencesse esta guerra, que sinal enviaria esse facto a outros ditadores no mundo, como Xi, o Presidente chinês?”, perguntou Baerbock, durante a entrevista televisiva, argumentando que, também por isso, é fundamental que Kiev vença o conflito contra Moscovo.

Um porta-voz do chanceler social-democrata Olaf Scholz, entrevistado esta segunda-feira em Berlim, considerou que a forma como a China é governada, através de um sistema de partido único, não corresponde aos “ideias democráticos” do Governo alemão, mas recusou-se a usar o termo “ditador” para falar de Xi.

A China é o maior parceiro comercial da Alemanha, mas Berlim tem vindo a endurecer o seu tom em relação a Pequim há vários meses, ao mesmo tempo que procura reduzir a dependência da sua economia e proteger melhor os seus interesses estratégicos face a uma China cada vez mais agressiva.

// Lusa

3 Comments

  1. A verdade custa a ouvir. XI, é mesmo um ditador. É uma ditadura de um partido politico não de uma pessoa , mas tendo em conta que os partidos são governados por pessoas … Xi, tendo chegado ao poder pelos meios normais no Partido Comunista Chinês está aproveitando esse facto para aos poucos se tornar um ditador, não muito diferente da lider da Coreia do Norte ou de Putin na Russia, aliás dos 3 Putin ainda é o que aparentemente e para o seu povo é o mais democratico, apesar de eleições forjadas, opositores na cadeia, ou envenenados, ao menos ainda há oposição,. na China nem isso,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.