/

Para alcançar a “prosperidade comum”, Xi Jinping está de olho nos mais ricos

2

(dr) Xinhua

O Presidente da China, Xi Jinping

O Presidente chinês fez, esta semana, uma promessa ousada: tentar redistribuir a riqueza do país, fazendo aumentar a pressão sobre os cidadãos e as empresas mais ricas.

Segundo a cadeia televisiva CNN, que cita o resumo do discurso publicado pela Xinhua, a agência oficial do Estado chinês, Xi Jinping disse aos principais líderes do Partido Comunista Chinês que o Governo deve estabelecer um sistema capaz de redistribuir a riqueza, tendo em vista uma questão de “justiça social”.

O chefe de Estado declarou que era “necessário regular, de forma razoável, rendimentos excessivamente altos e encorajar as pessoas e as empresas mais ricas a darem mais à sociedade”.

O artigo da agência noticiosa estatal não incluiu muitos detalhes sobre como Xi Jinping espera atingir este objetivo, mas sugeriu que o Governo poderia considerar mais impostos ou outras formas capazes de redistribuir os rendimentos e a riqueza.

A prosperidade comum é a prosperidade de todos. Não é a prosperidade só de algumas pessoas”, disse ainda o Presidente chinês durante a reunião.

De acordo com a estação norte-americana, esta frase tem muito significado histórico na China e o seu uso por parte de Jinping fez lembrar o Presidente Mao Tsé-Tung, em meados do século passado, quando também defendeu reformas económicas significativas para tirar o poder dos proprietários de terras, a chamada elite rural.

Ao longo dos anos, a China passou de um país pobre para a segunda maior economia do mundo. No entanto, apesar de a sua riqueza ter explodido (pela primeira vez, em 2019, o número de chineses ricos ultrapassou o de norte-americanos), as disparidades entre ricos e pobres e entre cidadãos rurais e urbanos pioraram.

ZAP //

2 Comments

  1. Bom, parece que a China vai chegar ao fim do crescimento de dois dígitos. Se Jinping mantiver o que disse, dentro de 10 anos estará tão estagnado como Portugal.

  2. Talvez esteja a pensar num verdadeiro comunismo diferente daquele que nunca existiu, mas que nos tentam impingir como exemplo humano!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.