Há muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem

Os xaropes para a tosse são medicamentos obrigatórios na casa da maioria das pessoas mas, afinal, comprá-los é uma mera perda de dinheiro, já que não fazem melhor do que um simples placebo.

O alerta é dado pela Sociedade Americana de Química, ACS, através de um vídeo publicado no Youtube, que explica que o único benefício que os xaropes para a tosse podem trazer é causarem sonolência, ajudando assim os doentes a dormir.

A maioria dos estudos realizados até agora em torno desta matéria não encontrou provas de que estes xaropes funcionem mesmo, ou seja, suprimindo e fazendo parar a tosse.

O vídeo da ACS começa por salientar que os xaropes actuais têm ingredientes muito menos prejudiciais do que noutros tempos, em que se usavam substâncias como morfina, canábis, clorofórmio ou até heroína.

A maioria dos xaropes para a tosse que se vendem actualmente incluem substâncias anti-tússicas, como o Dextrometorfano (DXM), que bloqueiam o reflexo da tosse e que também causam sonolência – o que pode ser bom, se se estiver de cama e se precisar de dormir, ou muito mau, se se estiver a conduzir.

Substâncias típicas destes medicamentos são ainda os expectorantes, como a Guaifenesina, que soltam o muco dos pulmões e o tornam mais fino, fazendo com que seja mais fácil tossir.

Por seu lado, os descongestionantes, como a Efedrina, um bronco-dilatador, facilitam a abertura das vias respiratórias; e os anti-histamínicos como, por exemplo, a Loratadina, reduzem o inchaço no nariz e na garganta, diminuindo a quantidade de muco “pegajoso” nos pulmões.

O que é certo é que nenhum destes componentes pode “curar” a tosse e há, de resto, “muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem”, destaca a ACS. A Sociedade norte-americana refere que “15 de 19 estudos analisados concluíram que estes medicamentos não têm qualquer efeito“.

Remédios caseiros

Do mesmo modo, também os remédios caseiros não têm potencial para acabar com a tosse, embora possam aliviar o mal-estar que lhe está associado.

Assim, a ACS repete as tradicionais recomendações das nossas avós e aconselha as pessoas a beber muitos líquidos, a recorrer a um humidificador ou a tomar um banho de vapor, e a chupar rebuçados contra a tosse – ou um rebuçado qualquer que faz o mesmo efeito, ajudando a saliva a fluir e a aliviar a garganta irritada.

Ingerir mel ou beber sumo de limão pode também ajudar a aliviar os sintomas associados à tosse.

Mas, se mesmo depois disto tudo, não se quiser livrar do xarope para a tosse que tem no seu armário, tenha cuidado para nunca tomar mais do que a dose recomendada, pois enfrentará problemas graves, como tonturas, convulsões e até a morte, avisa a ACS.

SV, ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. A tosse só por si não é uma doença mas um mecanismo de defesa do aparelho respiratório para a eliminação de excesso de muco. Neste caso fluidificando este muco não haverá necessidade de tossir muito, mas a tosse seca irritativa sim é um problema não deixando os doentes descansar e então deve se usar os calmantes da tosse, acima descritos.
    Mesmo as mesinhas caseiras devem ser usadas com cuidados pois podem ser utilizadas em situação não própria

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …