Há muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem

Os xaropes para a tosse são medicamentos obrigatórios na casa da maioria das pessoas mas, afinal, comprá-los é uma mera perda de dinheiro, já que não fazem melhor do que um simples placebo.

O alerta é dado pela Sociedade Americana de Química, ACS, através de um vídeo publicado no Youtube, que explica que o único benefício que os xaropes para a tosse podem trazer é causarem sonolência, ajudando assim os doentes a dormir.

A maioria dos estudos realizados até agora em torno desta matéria não encontrou provas de que estes xaropes funcionem mesmo, ou seja, suprimindo e fazendo parar a tosse.

O vídeo da ACS começa por salientar que os xaropes actuais têm ingredientes muito menos prejudiciais do que noutros tempos, em que se usavam substâncias como morfina, canábis, clorofórmio ou até heroína.

A maioria dos xaropes para a tosse que se vendem actualmente incluem substâncias anti-tússicas, como o Dextrometorfano (DXM), que bloqueiam o reflexo da tosse e que também causam sonolência – o que pode ser bom, se se estiver de cama e se precisar de dormir, ou muito mau, se se estiver a conduzir.

Substâncias típicas destes medicamentos são ainda os expectorantes, como a Guaifenesina, que soltam o muco dos pulmões e o tornam mais fino, fazendo com que seja mais fácil tossir.

Por seu lado, os descongestionantes, como a Efedrina, um bronco-dilatador, facilitam a abertura das vias respiratórias; e os anti-histamínicos como, por exemplo, a Loratadina, reduzem o inchaço no nariz e na garganta, diminuindo a quantidade de muco “pegajoso” nos pulmões.

O que é certo é que nenhum destes componentes pode “curar” a tosse e há, de resto, “muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem”, destaca a ACS. A Sociedade norte-americana refere que “15 de 19 estudos analisados concluíram que estes medicamentos não têm qualquer efeito“.

Remédios caseiros

Do mesmo modo, também os remédios caseiros não têm potencial para acabar com a tosse, embora possam aliviar o mal-estar que lhe está associado.

Assim, a ACS repete as tradicionais recomendações das nossas avós e aconselha as pessoas a beber muitos líquidos, a recorrer a um humidificador ou a tomar um banho de vapor, e a chupar rebuçados contra a tosse – ou um rebuçado qualquer que faz o mesmo efeito, ajudando a saliva a fluir e a aliviar a garganta irritada.

Ingerir mel ou beber sumo de limão pode também ajudar a aliviar os sintomas associados à tosse.

Mas, se mesmo depois disto tudo, não se quiser livrar do xarope para a tosse que tem no seu armário, tenha cuidado para nunca tomar mais do que a dose recomendada, pois enfrentará problemas graves, como tonturas, convulsões e até a morte, avisa a ACS.

SV, ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. A tosse só por si não é uma doença mas um mecanismo de defesa do aparelho respiratório para a eliminação de excesso de muco. Neste caso fluidificando este muco não haverá necessidade de tossir muito, mas a tosse seca irritativa sim é um problema não deixando os doentes descansar e então deve se usar os calmantes da tosse, acima descritos.
    Mesmo as mesinhas caseiras devem ser usadas com cuidados pois podem ser utilizadas em situação não própria

RESPONDER

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …

-

PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e …

Incêndio em Pedrógão Grande

Fotografia mostra quando começou o incêndio ("muito antes da trovoada")

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a …

-

Analistas consideram que meta de 1,5% para défice é alcançável

Os analistas contactados pela Lusa consideram que o objetivo do Governo de reduzir o défice para os 1,5% este ano "continua a ser alcançável", depois de o INE ter apurado um défice de 2,1% até …