Há muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem

Os xaropes para a tosse são medicamentos obrigatórios na casa da maioria das pessoas mas, afinal, comprá-los é uma mera perda de dinheiro, já que não fazem melhor do que um simples placebo.

O alerta é dado pela Sociedade Americana de Química, ACS, através de um vídeo publicado no Youtube, que explica que o único benefício que os xaropes para a tosse podem trazer é causarem sonolência, ajudando assim os doentes a dormir.

A maioria dos estudos realizados até agora em torno desta matéria não encontrou provas de que estes xaropes funcionem mesmo, ou seja, suprimindo e fazendo parar a tosse.

O vídeo da ACS começa por salientar que os xaropes actuais têm ingredientes muito menos prejudiciais do que noutros tempos, em que se usavam substâncias como morfina, canábis, clorofórmio ou até heroína.

A maioria dos xaropes para a tosse que se vendem actualmente incluem substâncias anti-tússicas, como o Dextrometorfano (DXM), que bloqueiam o reflexo da tosse e que também causam sonolência – o que pode ser bom, se se estiver de cama e se precisar de dormir, ou muito mau, se se estiver a conduzir.

Substâncias típicas destes medicamentos são ainda os expectorantes, como a Guaifenesina, que soltam o muco dos pulmões e o tornam mais fino, fazendo com que seja mais fácil tossir.

Por seu lado, os descongestionantes, como a Efedrina, um bronco-dilatador, facilitam a abertura das vias respiratórias; e os anti-histamínicos como, por exemplo, a Loratadina, reduzem o inchaço no nariz e na garganta, diminuindo a quantidade de muco “pegajoso” nos pulmões.

O que é certo é que nenhum destes componentes pode “curar” a tosse e há, de resto, “muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem”, destaca a ACS. A Sociedade norte-americana refere que “15 de 19 estudos analisados concluíram que estes medicamentos não têm qualquer efeito“.

Remédios caseiros

Do mesmo modo, também os remédios caseiros não têm potencial para acabar com a tosse, embora possam aliviar o mal-estar que lhe está associado.

Assim, a ACS repete as tradicionais recomendações das nossas avós e aconselha as pessoas a beber muitos líquidos, a recorrer a um humidificador ou a tomar um banho de vapor, e a chupar rebuçados contra a tosse – ou um rebuçado qualquer que faz o mesmo efeito, ajudando a saliva a fluir e a aliviar a garganta irritada.

Ingerir mel ou beber sumo de limão pode também ajudar a aliviar os sintomas associados à tosse.

Mas, se mesmo depois disto tudo, não se quiser livrar do xarope para a tosse que tem no seu armário, tenha cuidado para nunca tomar mais do que a dose recomendada, pois enfrentará problemas graves, como tonturas, convulsões e até a morte, avisa a ACS.

SV, ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. A tosse só por si não é uma doença mas um mecanismo de defesa do aparelho respiratório para a eliminação de excesso de muco. Neste caso fluidificando este muco não haverá necessidade de tossir muito, mas a tosse seca irritativa sim é um problema não deixando os doentes descansar e então deve se usar os calmantes da tosse, acima descritos.
    Mesmo as mesinhas caseiras devem ser usadas com cuidados pois podem ser utilizadas em situação não própria

RESPONDER

-

Biquínis enfeitiçados: marca cria coleção inspirada nas princesas da Disney

Com o verão a chegar, a Enchanted acaba de lançar uma nova linha de roupa de banho. A nova colecção de biquínis é inspirada nas princesas da Disney.  A loja e marca de roupa de banho …

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

Marine Le Pen diz que se ganhar as eleições a União Europeia vai morrer

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou este domingo que se for eleita presidente da França a União Europeia (UE) "vai morrer", porque "as pessoas já não a querem". As afirmações da candidata presidencial …

-

Trump não para de mexer em coisas nas reuniões (entre outras desordens mentais)

O estado mental do novo presidente dos Estados Unidos tornou-se um agitado tema de discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação - e até no seio da comunidade científica norte-americana. "Eu não sei o que …

-

Bloco quer preparar com urgência o país para a saída do Euro

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo". Em …

O que poderá ser o novo super-carro McLaren BP23, tal como imaginado pela Autocar

Novo McLaren BP23 vai custar 2,3 milhões de euros

Apesar do seu preço exorbitante, todos os 106 unidades que serão produzidas estão já reservadas por clientes que, além de um sinal de cinco dígitos, tem de já ter hoje em casa, pelo menos, um …

-

Tribunal egípcio condena 56 pessoas por naufrágio que vitimou emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou hoje 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado, …

-

Físicos provam que é impossível arrefecer um objecto a zero absoluto

Os físicos Lluís Masanes e Jonathan Oppenheim, da Universidade College London, no Reino Unido, derivaram a terceira lei da termodinâmica a partir dos primeiros princípios. Em janeiro, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e …

-

Líder da oposição da Rússia detido durante mega-manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi hoje detido pela polícia durante a manifestação contra a corrupção que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz. O líder oposicionista Alexeï Navalny “foi detido …

-

Bancos cobram comissões ilegais aos clientes sem prestar qualquer serviço

A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta, e de querer compensar as perdas da intermediação financeira com …