Winnie the Pooh foi banido da China

O famoso desenho animado foi banido das redes sociais chinesas por ser cada vez mais utilizado pelos internautas para ridicularizar o presidente Xi Jinping.

As autoridades de censura chinesas decidiram banir esta semana Winnie the Pooh, o famoso urso da Disney que adora mel, das redes sociais do país. A repressão não foi ainda justificada mas, segundo a imprensa, tudo estará relacionado com o Presidente chinês.

O urso tem sido cada vez mais usado nas redes sociais chinesas para ridicularizar as parecenças de Xi Jinping com o desenho animado.

Por isso, todos os utilizadores que escreverem “Winnie the Pooh” nas redes sociais chinesas vão ser confrontados com uma mensagem de erro porque “o conteúdo é ilegal”.

As comparações entre o presidente do país asiático e o urso surgiram, em 2013, quando surgiu uma fotografia de Xi Jinping com Barack Obama, na altura ainda presidente dos EUA, ao lado de uma imagem em que Pooh aparecia ao lado do seu amigo tigre.

Posteriormente, o chefe de Estado foi novamente comparado com o urso da Disney numa fotografia em que cumprimenta o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com uma imagem em que Pooh agarra o casco do burro, outra das personagens.

A China é um dos países com uma atuação mais rígida na Internet e prova disso é o facto de redes sociais como o Facebook e o Twitter estarem há muito tempo bloqueados no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …