/

A Wikipedia precisa de ajuda – mas são “raras as excepções” que ajudam

Zachary McCune / Wikimedia

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Carta enviada às (poucas) pessoas que contribuem financeiramente para um site que, provavelmente, consultam todos os dias.

A Wikipedia faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas.

O impacto foi quase imediato, quando foi criada há 23 anos – sim, a mais famosa enciclopédia online já existe desde Janeiro de 2001.

Mas, estando dentro da Fundação Wikimedia, que é uma fundação dos EUA sem fins lucrativos financiada principalmente por doações de leitores, a Wikipedia precisa de… doações.

Mas, apesar de ter centenas de milhões de leitores (7.º site mais visto no mundo em Abril deste ano), são poucos, muito poucos, os leitores que ajudam o site que consultam todos os dias.

Mais concretamente, 2% do total de leitores.

Por isso, foi enviada uma carta (um e-mail, pronto) aos poucos leitores que já doaram dinheiro à Wikipedia.

“Quando fez a sua contribuição, foi uma das raras exceções que doou para manter a Wikipédia e os seus sites irmãos em expansão, para milhões de leitores no planeta”, lê-se no e-mail.

Na carta assinada pelo fundador Jimmy Wales, é expressa uma “sincera gratidão” pelo donativo que teve “imenso significado”.

“Ainda temos muito trabalho a fazer para sustentar o futuro da Wikipédia a longo prazo, e este e-mail é a minha única oportunidade de envolvê-lo(la) este ano”, continua.

Não se paga para consultar a Wikipedia – mas manter a Wikipedia tem custos.

“Cabe a nós proteger o futuro do conhecimento livre. Peço, respeitosamente: se puder, por favor renove o seu donativo hoje, é importante”, apela Jimmy.

O apelo directo surge já na recta final da campanha. “Não atingimos o nosso objetivo de angariação de fundos“, admite, embora compreenda que, devido ao contexto financeiro global, “a última coisa no rol das suas preocupações é fazer um donativo”.

“Se todos os nossos ex-doadores contribuíssem hoje com um pequeno montante, a nossa angariação de fundos terminaria. Mas a maioria das pessoas não responde a este e-mail”, lamenta Jimmy Wales.

O donativo mais básico, dos programados, é de 2 euros. Depois há as opções de 5 euros, 20, 35 euros ou outro valor.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.