Aplicação é gratuita e anuncia que já convenceu 20 milhões de pessoas. Recompensa (pouco) as pessoas por caminharem.
A WeWard já está disponível em Portugal. É uma aplicação que incentiva – e recompensa – os utilizadores para caminhar.
A aplicação para telemóvel é gratuita e agora chega a 19 países novos, entre os quais Portugal.
A WeWard oferece ‘Wards’ a quem caminhar. Esses ‘Wards’, a moeda virtual da própria aplicação podem ser convertidos em dinheiro, doações para caridade ou compras de presentes.
Lançada há cinco anos e com 20 milhões de utilizadores no planeta, a empresa anuncia também, em comunicado enviado ao ZAP, que 25% dos seus utilizadores começaram a caminhar mais por causa da aplicação.
Com a prioridade de melhorar a saúde física e mental das pessoas, a ideia do seu director-executivo e fundador Yves Benchimol é combater esta sociedade de “conveniências, inactiva, isolada e infeliz”. Porque “caminhar todos os dias dá outra nutrição a corpo e mente”, cita o Eat This.
Tal como outras aplicações, o utilizador tem que atingir determinados quilómetros em cada caminhada, diariamente; ou um determinado objectivo do seu plano de actividade física. Também dá para desafiar amigos.
Vai acumulando pontos e depois consegue os tais ‘Wards’ – em inglês, “recompensa” é reward. O máximo que se recebe por dia são 25 ‘Wards’.
Essa recompensa varia conforme o nível de actividade física. As ‘Wards’ podem depois ser convertidas em descontos, brindes, presentes, vouchers (há parcerias com Netflix, L’Oreal, Nike ou Converse, entre outras). ou até mesmo em dinheiro, que é depositado na sua conta bancária. Depende sobretudo do país onde a aplicação é usada – ainda não se conhecem pormenores sobre Portugal.
Mas, se pensa que vai conseguir um rendimento extra com esta aplicação… Não vai. O portal Paid from surveys avisa que é preciso caminhar muito e esperar muito para conseguir as primeiras recompensas.
Motiva a nível físico e mental, não motiva tanto financeiramente. Apesar de a empresa anunciar que já WeWard já distribuiu mais de 9 milhões de euros pelos utilizadores e mais de 900 mil euros em doações para parceiros de caridade.
Com os Jogos Olímpicos quase a começar, a WeWard também abriu inscrições para a ‘Global Walk Cup 2024’. Em parceria com o Governo francês, utilizadores de 29 países vão poder competir numa caminhada; o prémio será uma doação de 15 mil euros para uma instituição de caridade à escolha do vencedor.
E a empresa, como paga o seu negócio? Há aqui qualquer coisa de estranho. Não há almoços grátis…