A aplicação Waze, detida pela Google, passou a incluir previsão de condições de trânsito futuras.
Na última atualização da Waze para iPhone, a análise de parâmetros habituais do trânsito passa a ser incluída nas projeções apresentadas no ecrã aos utilizadores de forma a alertar os condutores se conseguem chegar a horas aos seus compromissos diários.
A explicação desta nova funcionalidade é simples e, nas palavras da Google, tem como base as “condições de trânsito expectáveis baseadas em algoritmos inteligentes, historial de informações de trânsito e análise preditiva”.
Depois de ter determinado a rota, podemos definir um alarme que a app terá em linha de conta para ajustar automaticamente a rota. De forma a chegar a horas ao destino, a adaptação do trajeto é feita de acordo com as condições reais de trânsito.
Para utilizar esta nova funcionalidade basta ir ao menu, inserir destino e, no painel que exibe a Hora de Chegada Prevista (ETA), clicar no ícone Viagens Programadas Waze. No novo ecrã que surge serão mostradas as horas de ponta do trânsito e as condições baseadas na rota determinada e relacionada com a sua hora de chegada planeada.
Se pretender dar mais acesso aos seus dados pessoais, o Waze pode cruzar informação com os eventos do calendário e do Facebook, a app pode criar trajetos automaticamente e notificar os seus contactos da chegada a um certo destino.
Ainda entre as novidades da última versão do Waze estão as notificações na barra de trânsito, que alerta para engarrafamentos e automaticamente silencia a aplicação durante chamadas efetuadas ou recebidas.
Os utilizadores de dispositivos Android terão de aguardar mais algum tempo pela chegada desta nova versão.