Washington ofereceu dinheiro a capitão para tentar apreender navio iraniano

O emissário da diplomacia norte-americana para o Irão, Brian Hook, enviou pessoalmente correios eletrónicos ao capitão indiano do “Adrian Darya 1” para lhe propor dinheiro.

Os Estados Unidos ofereceram vários milhões de dólares ao capitão de um navio iraniano, acusado de transportar petróleo para a Síria, para tentar apreender o petroleiro, confirmou esta quarta-feira o Departamento de Estado norte-americano à agência France-Presse.

O método pouco ortodoxo foi revelado pelo Financial Times, que dá conta que o emissário da diplomacia norte-americana para o Irão, Brian Hook, enviou pessoalmente correios eletrónicos ao capitão indiano do “Adrian Darya 1” (antes designado “Grace 1”) para lhe propor dinheiro.

“Eu sou Brian Hook, trabalho para o secretário de Estado Mike Pompeo enquanto representante dos Estados Unidos para o Irão”, escreveu a Akhilesh Kumar, em 26 de agosto. “Sou portador de boas notícias.”

De acordo com o Expresso, tratava-se de uma recompensa se aceitasse conduzir o navio – libertado 11 dias antes por Gibraltar depois de ter sido apresado pelas autoridades do território britânico – para um país que o pudesse apreender em nome dos Estados Unidos.

Quatro dias depois, sem uma resposta positiva, o Tesouro norte-americano sancionou o capitão. “Esses pormenores são exatos”, disse à AFP um responsável do Departamento de Estado que não quis ser identificado. “Entrámos em contacto com vários capitães de navios e com companhias de transporte marítimo para os sensibilizar para as consequências de qualquer apoio a uma organização terrorista estrangeira.”

Washington suspeita que o petróleo se destinava ao regime sírio de Bashar al-Assad e que a sua venda, proibida pelos Estados Unidos, seria para financiar a Força Qods, unidade especial encarregada das operações no exterior dos Guardiões da Revolução, corpo de elite das forças armadas iranianas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu suspeito que o petróleo se destinava a incendiar o que resta da Amazónia e que o capitão não era do Irão, e sim, se tratava do capitão (expulso do exército brasileiro por intenções terroristas) que ocupa hoje o cargo de bobo da corte mundial.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …