Washington ofereceu dinheiro a capitão para tentar apreender navio iraniano

O emissário da diplomacia norte-americana para o Irão, Brian Hook, enviou pessoalmente correios eletrónicos ao capitão indiano do “Adrian Darya 1” para lhe propor dinheiro.

Os Estados Unidos ofereceram vários milhões de dólares ao capitão de um navio iraniano, acusado de transportar petróleo para a Síria, para tentar apreender o petroleiro, confirmou esta quarta-feira o Departamento de Estado norte-americano à agência France-Presse.

O método pouco ortodoxo foi revelado pelo Financial Times, que dá conta que o emissário da diplomacia norte-americana para o Irão, Brian Hook, enviou pessoalmente correios eletrónicos ao capitão indiano do “Adrian Darya 1” (antes designado “Grace 1”) para lhe propor dinheiro.

“Eu sou Brian Hook, trabalho para o secretário de Estado Mike Pompeo enquanto representante dos Estados Unidos para o Irão”, escreveu a Akhilesh Kumar, em 26 de agosto. “Sou portador de boas notícias.”

De acordo com o Expresso, tratava-se de uma recompensa se aceitasse conduzir o navio – libertado 11 dias antes por Gibraltar depois de ter sido apresado pelas autoridades do território britânico – para um país que o pudesse apreender em nome dos Estados Unidos.

Quatro dias depois, sem uma resposta positiva, o Tesouro norte-americano sancionou o capitão. “Esses pormenores são exatos”, disse à AFP um responsável do Departamento de Estado que não quis ser identificado. “Entrámos em contacto com vários capitães de navios e com companhias de transporte marítimo para os sensibilizar para as consequências de qualquer apoio a uma organização terrorista estrangeira.”

Washington suspeita que o petróleo se destinava ao regime sírio de Bashar al-Assad e que a sua venda, proibida pelos Estados Unidos, seria para financiar a Força Qods, unidade especial encarregada das operações no exterior dos Guardiões da Revolução, corpo de elite das forças armadas iranianas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu suspeito que o petróleo se destinava a incendiar o que resta da Amazónia e que o capitão não era do Irão, e sim, se tratava do capitão (expulso do exército brasileiro por intenções terroristas) que ocupa hoje o cargo de bobo da corte mundial.

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …