Multimilionário Warren Buffett explica como é que o dinheiro funciona nos dias de hoje

Pete Souza / Wikimedia

Warren Buffett com o antigo Presidente norte-americano Barack Obama.

O multimilionário e e filantropo norte-americano Warren Buffett explicou recentemente como é que o dinheiro funciona nos dias de hoje e aquilo que é preciso atentar para o futuro.

Warren Buffett, de 89 anos, é um investidor e filantropo norte-americano. É o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. Constantemente citado na lista da revista Forbes das pessoas com maior capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008.

Amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX e do mundo, o “Oráculo de Omaha”, como é conhecido, manteve-se durante décadas renitente em investir em “negócios que não domina”.



O multimilionário divulgou recentemente uma explicação sobre como é que o conceito de dinheiro mudou e como é que funciona nos dias de hoje.

Buffett explica que é ridículo pensar que um dia o Governo norte-americano não vai conseguir pagar a sua própria dívida, sendo que pode simplesmente continuar a imprimir dinheiro para pagá-la. “O truque [para os países] é continuar a aceitar empréstimos na sua própria moeda”, atirou.

“Se o mundo se transformar num mundo onde vocês [Governos] podem emitir mais e mais dinheiro e ter taxas de juros negativas ao longo do tempo – eu teria que ver para acreditar, mas já vi um pouco disso. Eu estive errado até agora”, começa por dizer Buffett.

“Se se pode ter taxas de juros negativas e despejar dinheiro, e incorrer em mais e mais dívidas em relação à capacidade produtiva, pensaríamos que o mundo teria descoberto nos primeiros dois mil anos, em vez de apenas descobrir agora”, continua o norte-americano.

As taxas de juros negativas podem ser más para as pessoas já que significam que é preciso pagar para guardar o dinheiro. Além disso, também significa que o banco escolhido pode enfrentar sérios problemas financeiros que o levem à falência.

É então que Warren Buffett questiona se realmente é possível continuar com esta estratégia durante muito mais tempo. Isto não se trata apenas de palavras ocas do multimilionário, já que o próprio recentemente vendeu muitas das suas ações de bancos americanos.

“Eu estive errado em pensar que poderíamos ter os desenvolvimentos tivemos sem a inflação tomar conta das coisas”, atirou. Fala-se de inflação quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços e não quando apenas os preços de artigos específicos sobem. Por outras palavras, um euro vale menos do que anteriormente.

Buffett apostou as suas fichas em ouro e títulos de tesouro, que ele descreve como “um terrível investimento a longo prazo”.

Portanto, o filantropo sente-se à vontade para colocar o seu dinheiro em investimentos terríveis a curto prazo por causa daquilo que consegue vislumbrar do mundo das finanças, escreve o blogue The Ascent.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não acreditem no que este homem diz…
    O dia em que se souber a verdade sobre a economia dos EUA e se aplicar uma real estratégia económica nos EUA, estes multimilionários vão perder a sua fortuna…
    A dívida dos EUA é “matematicamente” impossível de pagar. O Dólar ainda é tão valorizado simplesmente devido ao poder militar dos EUA.
    Porque acham que a China esta desesperada em desenvolver um exercito “terrivelmente” grande?
    Entre vários motivos menos bons (conquistar, dominar, etc.) o principal motivo é poder fazer frente aos EUA quando quiserem dizer algo do tipo: “Já temos muitos Dólares, não queremos mais!” (a China tem mais Dólares e reservas em Dólares do que o próprio governo dos EUA!)
    Nesse altura o EUA não vão usar o usual sistema bancário para pagar os encargos, mas sim o seu poderio militar…

    • exacto.

      este criminoso está a preparar o caminho para o grande reset….era o tal que dizia que o ouro não valia nada e que agora está a vender as suas posições na banca e a adquirir ouro.

    • A china já a vários anos que anda a despachar os dólares que tinha, como achas que compra quase tudo dos outros países? É com os dólares que sabe que não valem nada, e que estados unidos não os querem de volta, no final que vai ficar mal são os países que andam a vender património com dólares pois vão ficar sem o património sem o valor monetário do mesmo.

RESPONDER

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …