Vulcões podem ter sido responsáveis pelo aparecimento de vida em Marte

NASA

A sonda MAVEN, da NASA, junto ao planeta Marte

A sonda MAVEN, da NASA, junto ao planeta Marte

O famoso Monte Olimpo, em Marte, é três vezes mais alto do que o Monte Everest, e é um dos vários vulcões da região Tharsis que, segundo os cientistas, podem ter tido uma influência determinante na atmosfera marciana.

Um novo estudo publicado na revista Ícaro sugere que esses vulcões podem ter criado um ambiente habitável aos micróbios quando expeliam gases como o monóxido de carbono e o enxofre.

Conforme as projeções do estudo, os vulcões criaram um ambiente anóxico – com pouquíssimo oxigénio -, o que pode ter criado condições para a síntese de componentes como os aminoácidos, fundamentais para tornar a vida possível no planeta.

“Reduzir as condições anóxicas é potencialmente propício para a síntese de compostos orgânicos prebióticos como aminoácidos, e, portanto, relevantes para a possibilidade de vida em Marte”, disse o principal autor do estudo, Stephen Sholes, da Universidade de Washington, nos EUA.

O especialista afirma que as famosas experiências de Urey-Miller nos anos 50 mostraram que os impulsos elétricos, num ambiente com uma atmosfera redutora e água líquida, produziam moléculas orgânicas complexas. No entanto, uma atmosfera oxidante também oxidaria essas moléculas, tornando-as menos úteis no apoio à formação da vida.

Enquanto que o vulcanismo no Planeta Vermelho tem vindo a ser discutido durante as últimas décadas, Sholes garante que este novo estudo é diferente dos restantes porque está a quantificar quanto vulcanismo teria sido necessário para criar atmosferas redutoras em Marte.

Outra diferença é a própria abordagem. Outros modelos que discutem as reações vulcão-atmosfera em Marte concentram-se em como é que o planeta poderia ser aquecido usando gases vulcânicos descartados.

Se a atmosfera de Marte era anóxica, os cientistas podem ser capazes de encontrar provas no solo do planeta mesmo mil milhões de anos depois, porque as condições anóxicas devem alterar os tipos de minerais e rochas que se formam, permitindo previsões testáveis para futuras missões em Marte.

“Os nossos resultados mostram que, tendo em conta os modelos de atividade vulcânica, durante os períodos de vulcanismo sustentado a atmosfera de Marte poderia facilmente mudar para condições anóxicas, produzindo quantidades mensuráveis de depósitos elementares de enxofre”, destacou Sholes.

Duas missões estão a investigar especificamente a atmosfera marciana. O MAVEN da NASA, que examina principalmente a perda atmosférica, e o TGO da Agência Espacial Europeia, que analisa moléculas minoritárias na atmosfera marciana.

ZAP ZAP // Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

"É um título". Candidato liberal a Lisboa justifica declaração sobre nacionalização da TAP

Dias depois de terem sido recuperadas as declarações do candidato à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa Liberal sobre a TAP, Miguel Quintas justificou-as através de uma publicações no Facebook. No ano passado, questionado sobre até …

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …