Vulcões ativos no Pacífico revelam nova ilha no Japão

foto: divulgacao / AP Photo / Guarda Costeira do Japão

foto: divulgação / AP Photo / Guarda Costeira do Japão

Uma pequena ilha, com 200 metros de diâmetro, foi descoberta esta quarta-feira no oceano Pacífico, cerca de mil quilómetros a sul de Tóquio,  devido a uma intensa atividade vulcânica.  As imagens foram divulgadas pelas autoridades japonesas. 

A guarda costeira japonesa e a Agência Meteorológica do país anunciaram a descoberta de uma ilha de cerca de 200 metros de diâmetro, avistada pela primeira vez na quarta-feira por um avião da guarda-costeira.

Esta é a primeira descoberta de uma ilha na região nos últimos 40 anos.

A ilhota situa-se a sul-sudeste da ilha vulcânica inabitada de Nishinoshima, do pequeno arquipélago Ogasawara, também conhecido como as ilhas Bonin. Este arquipélago, assim como o resto do Japão, situa-se na área sismicamente ativa do “Anel de Fogo” do Pacífico.

Hiroshi Ito, um especialista em vulcões da Guarda Costeira, explicou ao canal FNN que o mais provável é que a ilhota volte a desaparecer. “Mas também pode ficar permanentemente”, explicou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …