/

Vulcão mais mortífero da América ameaça entrar em erupção

O Nevado del Ruiz, o vulcão mais mortífero da América, situado na Colômbia, pode estar à beira de uma erupção. Os moradores locais recusam-se a deixar a casa para trás.

Os especialistas alertam: o Nevado del Ruiz – um dos picos mais altos da Colômbia – tem vindo a registar um número anormal de tremores e pode entrar em erupção a qualquer momento.

A 30 de março, o Serviço Geológico da Colômbia elevou o nível de alerta do vulcão de amarelo para laranja. Na semana seguinte, Gustavo Petro, presidente da país, ordenou a evacuação voluntária de cerca de 2.500 pessoas que vivem nas proximidades.

Apesar do risco cada vez mais elevado, os moradores fazem força para ficar.

Tal como o Monte Santa Helena, nos EUA, que, em 1980, entrou em erupção e matou 57 pessoas, o Nevado del Ruiz é um vulcão coberto por gelo. Por esse motivo, os residentes locais correm um risco acrescido.

 Falk Amelung, professor de geociências marinhas da Universidade de Miami explica que “as cinzas vulcânicas combinadas com a água formariam fluxos de lama, conhecidos como lahars, que podem viajar rapidamente e por vários quilómetros.”

Num comunicado à imprensa da Universidade, citado pelo Newswise, Amelung adverte que a ameaça não deve ser menosprezada: “Este é um vulcão de alto risco e, de momento, todos os ingredientes para uma nova erupção estão lá. A 30 de março, houve uma sequência de terremotos sísmicos [de baixa magnitude] que sugerem fortemente que o magma está em movimento”.

Se, por um lado, o aquecimento global tem vindo a derreter o gelo que cobre o vulcão, diminuindo o risco da formação de um lahar; por outro, “há menos pressão, para manter o magma em profundidade”, explica Amelung, acrescentando que é impossível dizer com certeza o que vai acontecer.

A última vez que o nível de ameaça no Nevado del Ruiz foi tão elevado foi em 2012. Nesse ano, nenhuma grande erupção acabou por acontecer, apesar de os moradores ainda terem estado em alerta vermelho.

O mesmo não aconteceu em 1985, ano em que o vulcão entrou em erupção, com consequências trágicas. Houve deslizamentos de terra que quase fizeram desaparecer por completo a cidade de Armero. Dos 30.000 habitantes, morreram 23.000.

Recentemente, foram testados novos métodos para avaliar o risco de erupção vulcânica: desde o estudo da composição química da atmosfera acima dos vulcões ativos, à utilização de inteligência artificial, para tentar entender o padrão das erupções.

O Nevado del Ruiz é um dos picos mais altos da Colômbia. Tem 5.321 metros de altura e está localizado numa região agrícola populosa, a 129 km de Bogotá, a capital do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.