Vulcão do Fogo mantém “oscilação estável” desde sexta-feira

molinaz / Flickr

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

A atividade do vulcão em Chã das Caldeiras, na ilha cabo-verdiana do Fogo, “mantém uma oscilação estável desde a tarde de sexta-feira”, indicou hoje uma geóloga do Observatório Vulcanológico de Cabo Verde.

Sónia Silva Vitória adiantou que as explosões continuam e vão alternando com expulsão piroclásticas (areias, cinzas e escórias) e saída de fumos.

“São fumos negros, incolores e azuis, ou seja, estão a sair dióxido e monóxido de carbono, dióxido e óxido de enxofre, vapor de água e óxido de clorídrico, tudo gases prejudiciais à saúde“, reforçou.

A também presidente da comissão técnica e científica do observatório vulcanológico explicou que, apesar de as oscilações continuarem, mantém-se também a “imprevisibilidade no comportamento” do vulcão.

Sónia Silva Vitória salientou que, este sábado de manhã, os membros do observatório estão reunidos para analisar e interpretar os dados recolhidos ao longo do sete dias de atividade do vulcão.

O coordenador das operações do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) de Cabo Verde, Nuno Oliveira, que se encontra em permanência em Portela, a maior povoação de Chã das Caldeiras, indicou à Lusa que “o dia acordou calmo”.

Nuno Oliveira adiantou que, ao longo da manhã, um contingente de mais de 60 elementos, entre militares e polícia nacional, está a fazer uma série de rondas em toda a região para se certificar de que não ficou nenhum morador na zona.

O responsável pelas operações da proteção civil no terreno voltou a frisar que “acabou” a “tolerância” dada pelo Governo para a retirada dos bens dos pouco mais de mil habitantes de Portela e que a agora “há tolerância zero”.

“Se for preciso usar a força, usaremos. Vamos usar a força mas não a de armas”, frisou Nuno Oliveira, indicando que, em Portela, só entram residentes que precisem de alimentar os animais e que serão registados à entrada e fiscalizados à saída.

Portela é a localidade que alberga a maior população de Chã das Caldeiras, onde a erupção vulcânica, que se iniciou a 23 deste mês e que já provocou a destruição de 15 residências, 14 cisternas de água, 15 currais, duas casas de apoio à agricultura e uma vasta área rural e agrícola.

A erupção vulcânica, porém, não provocou, até hoje, sete dias após ter começado, qualquer vítima.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …