Vulcão do Fogo mantém “oscilação estável” desde sexta-feira

molinaz / Flickr

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

A atividade do vulcão em Chã das Caldeiras, na ilha cabo-verdiana do Fogo, “mantém uma oscilação estável desde a tarde de sexta-feira”, indicou hoje uma geóloga do Observatório Vulcanológico de Cabo Verde.

Sónia Silva Vitória adiantou que as explosões continuam e vão alternando com expulsão piroclásticas (areias, cinzas e escórias) e saída de fumos.

“São fumos negros, incolores e azuis, ou seja, estão a sair dióxido e monóxido de carbono, dióxido e óxido de enxofre, vapor de água e óxido de clorídrico, tudo gases prejudiciais à saúde“, reforçou.

A também presidente da comissão técnica e científica do observatório vulcanológico explicou que, apesar de as oscilações continuarem, mantém-se também a “imprevisibilidade no comportamento” do vulcão.

Sónia Silva Vitória salientou que, este sábado de manhã, os membros do observatório estão reunidos para analisar e interpretar os dados recolhidos ao longo do sete dias de atividade do vulcão.

O coordenador das operações do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) de Cabo Verde, Nuno Oliveira, que se encontra em permanência em Portela, a maior povoação de Chã das Caldeiras, indicou à Lusa que “o dia acordou calmo”.

Nuno Oliveira adiantou que, ao longo da manhã, um contingente de mais de 60 elementos, entre militares e polícia nacional, está a fazer uma série de rondas em toda a região para se certificar de que não ficou nenhum morador na zona.

O responsável pelas operações da proteção civil no terreno voltou a frisar que “acabou” a “tolerância” dada pelo Governo para a retirada dos bens dos pouco mais de mil habitantes de Portela e que a agora “há tolerância zero”.

“Se for preciso usar a força, usaremos. Vamos usar a força mas não a de armas”, frisou Nuno Oliveira, indicando que, em Portela, só entram residentes que precisem de alimentar os animais e que serão registados à entrada e fiscalizados à saída.

Portela é a localidade que alberga a maior população de Chã das Caldeiras, onde a erupção vulcânica, que se iniciou a 23 deste mês e que já provocou a destruição de 15 residências, 14 cisternas de água, 15 currais, duas casas de apoio à agricultura e uma vasta área rural e agrícola.

A erupção vulcânica, porém, não provocou, até hoje, sete dias após ter começado, qualquer vítima.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …