Vulcão no Fogo lançou 220 mil toneladas de dióxido de enxofre num mês

Chrys Chrystello / YouTube

O vulcão da Ilha do Fogo em Cabo Verde

O vulcão da Ilha do Fogo em Cabo Verde

A erupção vulcânica que afecta a ilha cabo-verdiana do Fogo lançou, num mês, mais de 220 mil toneladas de dióxido de enxofre para a atmosfera e jorrou entre 35 a 40 milhões de metros cúbicos de lava.

As estimativas, 30 dias após a erupção – 23 de Novembro -, foram adiantadas num comunicado enviado à agência Lusa pelo vulcanólogo espanhol Nemésio Pérez Rodriguez, que chefia uma missão científica do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN) que se encontra no Fogo praticamente desde o início da actividade vulcânica.

No comunicado, Pérez Rodriguez realça que as estimativas relativas ao dióxido de carbono (SO2) reflectem os resultados de 30 dias de medições.

Tendo em conta que, com a quantidade de dióxido de enxofre expelido para a atmosfera, se pode calcular a de enxofre (S) nas lavas, explicou, pode calcular-se também a de magma jorrado para a superfície de Chã das Caldeiras, planalto que serve de base aos vários cones vulcânicos da ilha.

“O conhecimento e a monitorização diária da emissão de dióxido de enxofre reflecte também o montante de gases voláteis do magma. As alterações na emissão de dióxido de enxofre estão também estreitamente ligados com o aumento ou diminuição da taxe de emissão de lava”, acrescentou, salientando a “grande utilidade”das medições.

Segundo Pérez Rodriguez, para avaliar e quantificar as emissões de gases para a atmosfera, o INVOLCAN tem utilizado sensores optimizados e comandados remotamente através de uma posição móvel terrestre que, montados em automóveis, permitem percorrer diariamente entre 15 a 20 quilómetros.

Além de permitir conhecer a concentração linear (ppm.m) de dióxido de enxofre, o sensor ótico remoto permite conhecer a velocidade e a direcção do vento entre os 3.000 e os 5.000 metros de altitude, explicou o vulcanólogo espanhol.

A lava das erupções vulcânicas no Fogo já consumiu Portela e Bangaeira, as duas localidades de Chã das Caldeiras, um planalto de 85 quilómetros quadrados a 2.000 metros de altitude (maior que a ilha vizinha da Brava), e destruiu mais de 30% dos 700 hectares de terra cultivável, mas não provocou vítimas.

Os cerca de 1.500 habitantes das duas povoações foram retirados de Chã das Caldeiras e grande parte deles está instalada em três centros de acolhimento no norte e sul da ilha do Fogo.

Há praticamente duas semanas que a actividade vulcânica tem sido reduzida, embora o vulcão continue a expelir gases (além do dióxido de enxofre, também emite dióxido de carbono para a atmosfera) e a jorrar lava, mas com baixa intensidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …