Agora é a sério: vulcão entra em erupção na Islândia

Reprodução/X

Fenómeno decretou estado de emergência e até cancelou uma greve. Uma piscina olímpica ficaria cheia de lava em 20 segundos.

A Islândia acordou sob um grande manto laranja no céu, nesta terça-feira.

Após várias semanas de ameaças, um vulcão na Islândia entrou mesmo em erupção, na noite passada, perto das 22h.

A região mais afectada é Reykjanes, onde foi imediatamente decretado o estado de emergência devido à lava que escorre à superfície.

Numa zona de intensa actividade sísmica ao longo das últimas semanas, e com a capital por perto – Reiquejavique fica a 20 quilómetros – o fenómeno não apanhou de surpresa os locais. Cerca de 4 mil habitantes da localidade mais próxima já tinham sido retirados há cerca de um mês.

Mesmo assim, está a causar constrangimentos, sobretudo no principal aeroporto do país e em diversas estradas que foram encerradas.

O fenómeno da natureza conseguiu cancelar uma greve: dos controladores de tráfego aéreo. Iriam parar amanhã, quarta-feira, mas já anunciaram que vão trabalhar devido à erupção.

O vulcão abriu uma fenda extensa, de cerca de 4 quilómetros. O especialista David Pyle disse ao portal Live Science que a lava que escorre chega às centenas de metros cúbicos por segundo: “Uma piscina olímpica ficaria cheia em 20 segundos“.

Mas, já durante a madrugada, o instituto de meteorologia local acalmou a população: está a estabilizar.

No geral, podia ser pior, descreveu Ana Agostinho, uma portuguesa que vive na Islândia. Na rádio TSF, explicou que a lava está a ficar mais longe do que se pensava. “Está mais próximo dos níveis dos outros vulcões deste ano”.

Há sempre curiosos que não querem deixar fugir esta oportunidade e aproximam-se do vulcão para ver um espectáculo visual diferente.

Mas fica o aviso dos especialistas islandeses: os níveis de dióxido de enxofre registados na noite passada são 10 vezes superiores às erupções locais dos últimos dois anos.

É melhor não ver de perto.

Só com o passar do tempo é que será possível dizer durante quanto tempo continuará a haver consequências do vulcão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.