Vulcão americano “ladrão” continua ativo mesmo com um núcleo frio

Lyn Topinka / Wikimedia

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

O Monte Santa Helena, que faz parte da Cordilheira das Cascatas, no Noroeste dos EUA, é o vulcão mais mortífero da história do país e continua ativo apesar de ter um núcleo frio – um mistério que os cientistas ainda não conseguiram desvendar.

Em maio de 1980, 57 pessoas e milhares de animais morreram na violenta erupção do Santa Helena, que “demoliu” parte da montanha.

O Monte Santa Helena é o mais ativo dos vulcões da Cordilheira das Cascatas, uma grande cadeia de montanhas da parte ocidental da América do Norte, que vai do norte da Califórnia à província canadense Colômbia Britânica.

Os cientistas americanos constataram que o núcleo deste vulcão é relativamente frio, o que significa que está a “roubar” calor de algum lugar – a grande questão é saber de onde é que o Santa Helena obtém o magma quente que expele durante as suas erupções.

“Nunca tínhamos visto algo do género nos vulcões ativos desta região”, escreveu o geólogo americano Steve Hansen, num estudo publicado na Nature Communications.

Outra peculiaridade do Santa Helena é a sua localização. O Arco da Cascatas fica numa região geologicamente ativa, mas o Santa Helena fica 50 km a oeste do resto dos vulcões.

As cinzas expelidas pela erupção do Monte Santa Helena, em 1980, chegaram a 11 Estados

As cinzas expelidas pela erupção do Monte Santa Helena, em 1980, chegaram a 11 Estados

Para tentar desvendar o que acontece no misterioso vulcão, Hansen e a sua equipa instalaram milhares de sensores à volta da montanha para medir os movimentos do terreno.

Os cientistas escavaram 23 buracos no vulcão, que encheram com explosivos para provocar mini terramotos – permitindo que monitorizassem a propagação das ondas sísmicas pela montanha.

Em vez de magma, os geólogos encontraram uma camada rochosa demasiado fria para ser a fonte de calor do vulcão, o que mostrou que o Santa Helena está a roubar magma de outro lugar.

De acordo com os investigadores, a fonte mais provável de magma vem de um depósito localizado a este do vulcão, em que as temperaturas ultrapassam 800ºC. Mas os cientistas não conseguem descobrir como é que o líquido viaja 50 km para ser expelido.

“O Santa Helena é muito incomum. Está a dizer-nos algo sobre o comportamento do sistema vulcânico da região, mas ainda não sabemos o que é”, disse Hansen, em entrevista ao Gizmodo.

Pelo menos por enquanto, o aterrorizador Santa Helena continua a ser um mistério.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

CMVM deteta falhas na auditoria a empresas de Isabel dos Santos. Há indícios de crime

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) identificou incumprimentos dos trabalhos de auditoria relativos a empresas ligadas à empresária angolana Isabel dos Santos em inspeções realizadas na sequência do caso Luanda Leaks. De acordo com …

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …