/

Vulcão americano “ladrão” continua ativo mesmo com um núcleo frio

Lyn Topinka / Wikimedia

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

O Monte Santa Helena, que faz parte da Cordilheira das Cascatas, no Noroeste dos EUA, é o vulcão mais mortífero da história do país e continua ativo apesar de ter um núcleo frio – um mistério que os cientistas ainda não conseguiram desvendar.

Em maio de 1980, 57 pessoas e milhares de animais morreram na violenta erupção do Santa Helena, que “demoliu” parte da montanha.

O Monte Santa Helena é o mais ativo dos vulcões da Cordilheira das Cascatas, uma grande cadeia de montanhas da parte ocidental da América do Norte, que vai do norte da Califórnia à província canadense Colômbia Britânica.

Os cientistas americanos constataram que o núcleo deste vulcão é relativamente frio, o que significa que está a “roubar” calor de algum lugar – a grande questão é saber de onde é que o Santa Helena obtém o magma quente que expele durante as suas erupções.

“Nunca tínhamos visto algo do género nos vulcões ativos desta região”, escreveu o geólogo americano Steve Hansen, num estudo publicado na Nature Communications.

Outra peculiaridade do Santa Helena é a sua localização. O Arco da Cascatas fica numa região geologicamente ativa, mas o Santa Helena fica 50 km a oeste do resto dos vulcões.

As cinzas expelidas pela erupção do Monte Santa Helena, em 1980, chegaram a 11 Estados

As cinzas expelidas pela erupção do Monte Santa Helena, em 1980, chegaram a 11 Estados

Para tentar desvendar o que acontece no misterioso vulcão, Hansen e a sua equipa instalaram milhares de sensores à volta da montanha para medir os movimentos do terreno.

Os cientistas escavaram 23 buracos no vulcão, que encheram com explosivos para provocar mini terramotos – permitindo que monitorizassem a propagação das ondas sísmicas pela montanha.

Em vez de magma, os geólogos encontraram uma camada rochosa demasiado fria para ser a fonte de calor do vulcão, o que mostrou que o Santa Helena está a roubar magma de outro lugar.

De acordo com os investigadores, a fonte mais provável de magma vem de um depósito localizado a este do vulcão, em que as temperaturas ultrapassam 800ºC. Mas os cientistas não conseguem descobrir como é que o líquido viaja 50 km para ser expelido.

“O Santa Helena é muito incomum. Está a dizer-nos algo sobre o comportamento do sistema vulcânico da região, mas ainda não sabemos o que é”, disse Hansen, em entrevista ao Gizmodo.

Pelo menos por enquanto, o aterrorizador Santa Helena continua a ser um mistério.

ZAP / Ciberia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.