/

Voto por correspondência derrota extrema-direita na Áustria

2

Florian Wieser / EPA

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

Alexander Van der Bellen é o novo presidente da Áustria. O candidato independente apoiado pelos Verdes derrotou o candidato da extrema-direita, Norbert Hofer, que tinha vencido a primeira volta das presidenciais austríacas.

O nome do novo chefe de Estado austríaco é só agora conhecido depois da contagem dos boletins de 900 mil eleitores que votaram por correspondência, que representam mais de 14% do eleitorado.

Os dois candidatos à presidência austríaca, Norbert Hofer do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita) e o ecologista Alexander Van der Bellen, estavam hoje empatados, após apurada a quase totalidade dos boletins depositados nas urnas.

A projeção divulgada ontem pela televisão pública ORF atribuía 50,2% ao candidato de extrema-direita e 49,8% ao candidato ecologista, com uma margem de erro de 2%.

A vitória de Nobert Hofer, engenheiro aeronáutico de 45 anos, constituiria a primeira eleição de um chefe de Estado da União Europeia de um partido de extrema-direita.

Na Áustria, o presidente não interfere na gestão quotidiana do país, mas dispõe de prerrogativas importantes, como a revogação do governo.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. A Europa está a ficar mais ecológica e a reciclar esse lixo tóxico que é a direita.Não esquecendo que o tal adolfo era austriaco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.