Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

gageskidmore / Flickr

Donald Trump, ex-Presidente dos Estados Unidos

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião.

Ryan Burge, professor de Ciência Política na Eastern Illinois University, nos Estados Unidos, escreveu um artigo no The Conversation no qual explica que o peso da derrota do ex-Presidente Donald Trump não esteve nas mãos dos eleitores religiosos.

Dados revelados no mês passado indicam que o apoio a Trump aumentou ligeiramente em 2020 entre os votos dos grupos religiosos, se comparados com a eleição de 2016. No fundo, Trump teve uma queda notável entre os eleitores que não se identificam com nenhuma religião.

Os dados mais recentes, baseados no Cooperative Election Study, revelam que o apoio dos evangélicos brancos a Donald Trump aumentou em 2020: de 78% em 2016, para 80% no ano passado.

Donald Trump foi também alvo de um aumento de dois pontos percentuais no voto de evangélicos não-brancos, católicos brancos, protestantes negros e judeus, em comparação com a eleição de há quatro anos.

Estas diferenças não são significativas, mas, se analisados detalhadamente, os dados revelam tendências interessantes: o candidato republicano conseguiu algum apoio entre grupos religiosos mais pequenos, como hindus e budistas, e aumentou a percentagem de votos mórmon, por exemplo.

O que está claro é que o antigo Presidente dos Estados Unidos perdeu terreno entre os religiosos não filiados: a participação de Trump no voto ateu caiu de 14% em 2016 para apenas 11% em 2020 e o declínio entre os agnósticos foi ligeiramente maior, de 23% para 18%.

Os eleitores que se identificam como “nada em particular” – um grupo que representa 21% da população do país – não apoiaram Trump na sua candidatura à reeleição. Neste grupo, os votos caíram três pontos percentuais, em comparação com 2016.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e Johnson & Johnson (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …