Von der Leyen divulga nomes do seu colégio mas só revela pastas na terça-feira

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von Der Leyen, ministra da Defesa alemã

A presidente eleita da Comissão Europeia divulgou hoje a lista com os nomes dos comissários europeus designados por cada Estado-membro e que tiveram o seu aval, reservando para terça-feira o anúncio das pastas atribuídas a cada um.

Em comunicado, a equipa de transição do executivo comunitário indica que Ursula von der Leyen deu o seu aval à lista provisória de comissários designados pelos Estados-membros . que terão ainda de receber ‘luz verde’ do Parlamento Europeu -, e divulga a lista de 26 comissários (o Reino Unido não designou comissário, dado ter prevista a sua saída do bloco europeu em 31 de outubro, véspera da entrada em funções da nova Comissão Europeia).

A única dúvida que persistia era sobre o comissário da Roménia, dado Bucareste ter apresentado dois nomes (um homem e uma mulher, tal como a presidente eleita solicitara), tendo a escolha recaído então sobre a até agora ministra do Ambiente, Rovana Plumb, o que leva a que o colégio de Ursula von der Leyen tenha um número recorde de 13 mulheres, incluindo a própria (e 14 homens).

Na terça-feira, numa conferência de imprensa em Bruxelas às 12:00 (11:00 em Lisboa), na sede do executivo comunitário, Von der Leyen anunciará a distribuição de pastas entre os comissários, “e a forma como pretende organizar o trabalho da próxima Comissão Europeia”.

Relativamente aos pelouros atribuídos a cada comissário, os governos nacionais têm mantido a discrição habitual nestes casos, dado caber à presidente eleita fazer o anúncio formal.

Portugal não foge à regra, com o primeiro-ministro a escusar-se a confirmar se Elisa Ferreira ficará responsável pela Política Regional, a pasta que lhe tem sido apontada, e que inclui a gestão dos fundos estruturais e de coesão.

Na passada sexta-feira, em entrevista à Antena 1, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu apenas que Elisa Ferreira assumirá uma pasta “importante para Portugal”, acrescentando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, partilha da mesma opinião.

No final do mês de setembro, início de outubro, deverão ter início as audições dos comissários designados perante as respetivas comissões do Parlamento Europeu, que se pronunciará sobre o colégio como um todo em 22 de outubro.

O novo colégio deverá depois ser formalmente aprovado pelo Conselho da União Europeia, para entrar em funções em 1 de novembro.

Lista de comissários designados para o executivo comunitário liderado por Ursula von der Leyen, para um mandato que terá início em 1 de novembro próximo, até 31 de outubro de 2024:

Alemanha: Ursula von der Leyen (PPE).
Áustria: Johannes Hahn (PPE).
Bélgica: Didier Reynders (Renovar).
Bulgária: Mariya Gabriel (PPE).
Chipre: Stella Kyriakides (PPE).
Croácia: Dubravka Suica (PPE). Eurodeputada e antiga autarca de Dubrovnik.
Dinamarca: Margrethe Vestager (Renovar).
Eslováquia: Maros Sefcovic (S&D).
Eslovénia: Janez Lenarcic (Renovar).
Espanha: Josep Borrell (S&D).
Estónia: Kadri Simson (Renovar).
Finlândia: Jutta Urpilainen (S&D).
França: Sylvie Goulard (Renovar).
Grécia: Margaritis Schinas (PPE).
Holanda: Frans Timmermans (S&D).
Hungria: László Trócsányi (PPE).
Irlanda: Phil Hogan (PPE).
Itália: Paolo Gentiloni (S&D).
Letónia: Valdis Dombrovskis (PPE).
Lituânia: Virginijus Sinkevicius (Verdes).
Luxemburgo: Nicolas Schmit (S&D).
Malta: Helena Dalli (S&D).
Polónia: Janusz Wojciechowski (ECR).
Portugal: Elisa Ferreira (S&D).
República Checa: Vera Jourova (Renovar).
Suécia: Ylva Johansson (S&D).

(Reino Unido não designou qualquer candidato, uma vez que mantém a intenção de abandonar a UE em 31 de outubro, véspera da entrada em funções da nova Comissão Europeia).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …