Von der Leyen divulga nomes do seu colégio mas só revela pastas na terça-feira

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von Der Leyen, ministra da Defesa alemã

A presidente eleita da Comissão Europeia divulgou hoje a lista com os nomes dos comissários europeus designados por cada Estado-membro e que tiveram o seu aval, reservando para terça-feira o anúncio das pastas atribuídas a cada um.

Em comunicado, a equipa de transição do executivo comunitário indica que Ursula von der Leyen deu o seu aval à lista provisória de comissários designados pelos Estados-membros . que terão ainda de receber ‘luz verde’ do Parlamento Europeu -, e divulga a lista de 26 comissários (o Reino Unido não designou comissário, dado ter prevista a sua saída do bloco europeu em 31 de outubro, véspera da entrada em funções da nova Comissão Europeia).

A única dúvida que persistia era sobre o comissário da Roménia, dado Bucareste ter apresentado dois nomes (um homem e uma mulher, tal como a presidente eleita solicitara), tendo a escolha recaído então sobre a até agora ministra do Ambiente, Rovana Plumb, o que leva a que o colégio de Ursula von der Leyen tenha um número recorde de 13 mulheres, incluindo a própria (e 14 homens).

Na terça-feira, numa conferência de imprensa em Bruxelas às 12:00 (11:00 em Lisboa), na sede do executivo comunitário, Von der Leyen anunciará a distribuição de pastas entre os comissários, “e a forma como pretende organizar o trabalho da próxima Comissão Europeia”.

Relativamente aos pelouros atribuídos a cada comissário, os governos nacionais têm mantido a discrição habitual nestes casos, dado caber à presidente eleita fazer o anúncio formal.

Portugal não foge à regra, com o primeiro-ministro a escusar-se a confirmar se Elisa Ferreira ficará responsável pela Política Regional, a pasta que lhe tem sido apontada, e que inclui a gestão dos fundos estruturais e de coesão.

Na passada sexta-feira, em entrevista à Antena 1, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu apenas que Elisa Ferreira assumirá uma pasta “importante para Portugal”, acrescentando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, partilha da mesma opinião.

No final do mês de setembro, início de outubro, deverão ter início as audições dos comissários designados perante as respetivas comissões do Parlamento Europeu, que se pronunciará sobre o colégio como um todo em 22 de outubro.

O novo colégio deverá depois ser formalmente aprovado pelo Conselho da União Europeia, para entrar em funções em 1 de novembro.

Lista de comissários designados para o executivo comunitário liderado por Ursula von der Leyen, para um mandato que terá início em 1 de novembro próximo, até 31 de outubro de 2024:

Alemanha: Ursula von der Leyen (PPE).
Áustria: Johannes Hahn (PPE).
Bélgica: Didier Reynders (Renovar).
Bulgária: Mariya Gabriel (PPE).
Chipre: Stella Kyriakides (PPE).
Croácia: Dubravka Suica (PPE). Eurodeputada e antiga autarca de Dubrovnik.
Dinamarca: Margrethe Vestager (Renovar).
Eslováquia: Maros Sefcovic (S&D).
Eslovénia: Janez Lenarcic (Renovar).
Espanha: Josep Borrell (S&D).
Estónia: Kadri Simson (Renovar).
Finlândia: Jutta Urpilainen (S&D).
França: Sylvie Goulard (Renovar).
Grécia: Margaritis Schinas (PPE).
Holanda: Frans Timmermans (S&D).
Hungria: László Trócsányi (PPE).
Irlanda: Phil Hogan (PPE).
Itália: Paolo Gentiloni (S&D).
Letónia: Valdis Dombrovskis (PPE).
Lituânia: Virginijus Sinkevicius (Verdes).
Luxemburgo: Nicolas Schmit (S&D).
Malta: Helena Dalli (S&D).
Polónia: Janusz Wojciechowski (ECR).
Portugal: Elisa Ferreira (S&D).
República Checa: Vera Jourova (Renovar).
Suécia: Ylva Johansson (S&D).

(Reino Unido não designou qualquer candidato, uma vez que mantém a intenção de abandonar a UE em 31 de outubro, véspera da entrada em funções da nova Comissão Europeia).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …