/

Voluntários reagem bem a testes de vacina contra o Ébola

NHSE / Flickr

Os primeiros 34 voluntários que participam, em Genebra, Suíça, num ensaio clínico de uma vacina experimental canadiana contra o vírus Ébola toleraram bem a injeção, segundo um comunicado divulgado pelo Hospital Universitário de Genebra (HUG).

“Até agora, não foram observados efeitos secundários graves e as injeções desencadearam respostas inflamatórias que eram esperadas, com intensidade de leve a moderada”, indicou a nota do HUG, esta terça-feira, referindo ainda que estas reações duraram cerca de dois a três dias.

Desde 10 de novembro, os 34 voluntários têm recebido uma injeção da vacina ou uma injeção de placebo.

As injeções vão ser ministradas até ao início de 2015, indicou o hospital, com 15 voluntários por semana.

Esta vacina experimental, chamada VSV-ZEBOV, está a ser também testada clinicamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e no Gabão. Os ensaios clínicos devem começar em breve no Quénia. Em Genebra, os ensaios deverão ser realizados num total de 115 voluntários.

A 28 de novembro, havia 2.155 casos de Ébola na Guiné-Conacri, com 1.312 mortos, 7.635 casos na Libéria, com 3.145 mortos, e 7.109 na Serra Leoa, com 1.530 vítimas mortais.

Numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira em Genebra, a OMS afirmou que conseguiu que um primeiro objetivo fosse alcançado na Libéria e na Guiné-Conacri, com 70% dos casos de infetados a serem isolados e tratados e 70% das vítimas mortais da doença enterradas de forma segura.

Na Serra Leoa, isso está a ser conseguido em várias regiões, mas há ainda dificuldades na zona oeste do país, onde a epidemia continua a propagar-se, disse a organização, adiantando que espera que o objetivo seja atingido neste país “dentro de semanas”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.