Procuram-se voluntários para ensinar as mulheres da Arábia Saudita a conduzir

حملة 26 أكتوبر

As mulheres sauditas, que vão poder começar a conduzir a partir de junho, estão a usar o Twitter para conseguir contornar a desigualdade dos preços praticados nas escolas de condução.

A partir de junho, as mulheres da Arábia Saudita vão finalmente poder conduzir. O país árabe era o único no mundo que mantinha esta proibição e, até agora, as cidadãs que fossem apanhadas a fazê-lo arriscavam ser presas ou a ter de pagar uma multa.

No entanto, segundo a Elle, o reino não está a facilitar o processo e as mulheres vão ter de pagar quase seis vezes mais do que os homens para obterem a carta de condução.

De acordo com a revista norte-americana, as mulheres com alguma experiência de condução precisam apenas de 30 horas de aulas e, por sua vez, as que não têm qualquer experiência necessitam de 90 horas.

O preço médio para uma hora de aula custa entre 60 a 75 riais, o que significa que as mulheres que nunca conduziram vão ter de pagar cerca de 1500 euros para conseguir o número de horas exigido para estarem aptas a fazer o exame de condução.

Além disso, os preços praticados pelas escolas femininas também são mais elevados comparativamente com os das escolas de condução para homens: um curso de condução para mulheres pode chegar aos 2400 riais (537 euros), enquanto que o site do Ministério do Interior mostra que para um homem apenas custaria 435 riais (98 euros).

Por isso, as mulheres sauditas estão a mostrar a sua indignação nas redes sociais, tendo chegado a uma ideia para contornar a situação. Segundo a revista, tudo começou com o tweet de Hanaa Aldhafery.

“Há por aí voluntários dispostos a ensinar outras pessoas a conduzir de forma gratuita? As aulas teriam de ser depois do Ramadão porque não queremos nenhum problema com a justiça e teriam de acontecer em parques de estacionamento longe das multidões. Se a resposta é sim, por favor escreva o nome da sua cidade em #مستعده_ادرب”, escreveu a saudita de 32 anos.

Traduzida para português, a hashtag significa algo como “estou pronto para te ensinar” e, quantas mais pessoas estiverem disponíveis a ajudar, mais fácil será combater a desigualdade dos preços praticados no país.

De acordo com a revista americana, desta forma, as mulheres que nunca conduziram apenas vão precisar de completar as 30 horas de aulas e, por isso, conseguirão poupar cerca de 756 euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os homens deviam fazer o mesmo… perguntar: “Olha… ofereces-me aulas (ou outra coisa)… só porque sim?” …Cá para mim, muitas mulheres responderiam… “Faz pela vida!” ou … “desde que pagues o combustível, o desgaste, a deslocação e o tempo gasto… claro que “ofereço”… “

    • Calma, pode ser que apareça por aí algum voluntário para te ajudar a raciocinar e assim evitas ocupar este espaço com disparates!…

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …