Revista Vogue acusada de ter clareado a pele de Kamala Harris

(dr) Tyler Mitchell / Vogue

A capa da revista Vogue com a vice-Presidente eleita dos EUA, Kamala Harris

A vice-Presidente eleita dos Estados Unidos será capa da próxima edição norte-americana da revista Vogue. Mas a fotografia alegadamente escolhida pela publicação está a gerar alguma indignação.

De acordo com o canal televisivo CNN, a aparição de Kamala Harris na capa da próxima edição norte-americana da Vogue está a gerar críticas, com muitos internautas a considerarem que a fotografia está demasiado casual e “desbotada”.

Na fotografia, a futura governante aparece num cenário verde com uma cortina de cetim cor-de-rosa, veste um fato escuro e calça umas sapatilhas da Converse. A capa começou a circular nas redes sociais no domingo, com muitos a questionarem mesmo se não seria falsificada e outros a considerarem que era “desrespeitosa” para a próxima vice-Presidente eleita.

A revista de moda confirmou que a capa era verdadeira e fez aumentar ainda mais o burburinho ao partilhar uma segunda capa em que Harris aparece com um fato azul claro contra um fundo dourado.

Fonte ligada ao processo disse à estação televisiva que a equipa da próxima vice na Casa Branca também ficou surpreendida pela alegada escolha da publicação, pois pensava que a capa de fevereiro seria feita com a segunda fotografia (e que a primeira seria usada apenas dentro da revista).

A mesma fonte disse à CNN que a equipa de Harris pediu mesmo uma nova capa, embora a versão impressa da revista já tenha sido impressa em meados de dezembro.

Em comunicado, um porta-voz da Vogue não quis comentar as atuais discussões com a equipa da vice-Presidente eleita, mas referiu que a publicação “adorou as fotografias tiradas por Tyler Mitchell, tendo sentido que a imagem mais informal é autêntica e mais acessível, o que considera ser uma das marcas da Administração Biden/Harris”.

Os críticos consideram ainda que a edição das fotografias faz com que a pele de Harris, que tem ascendência afro-americana e indiana, pareça mais clara do que realmente é.

“Que trapalhada. A Anna Wintour [editora-chefe da Vogue norte-americana] não deve mesmo ter amigos e colegas negros”, escreveu Wajahat Ali, dramaturgo, advogado e colaborador do jornal New York Times, na sua conta do Twitter.

A escolha de Harris para a capa da Vogue também parece não ter agradado o ainda Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, há algumas semanas, se queixou do facto de a sua mulher, Melania, nunca ter sido capa de revista enquanto primeira-dama.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É um triunfo da vida contra os negacionistas". Brasil aplica primeira dose de vacina em São Paulo e fala-se em impeachment de Bolsonaro

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, aplicou este domingo a primeira dose da vacina contra a doença, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira. A …

Comunidade cigana rende-se a Ana Gomes (e a candidata culpa Marcelo pela subida dos "adeptos de Trump")

Este domingo, Ana Gomes andou na zona metropolitana de Lisboa a ouvir as queixas dos bombeiros e a receber o apoio em massa da comunidade cigana de um bairro social. No quarto dia de campanha eleitoral, …

Portugal é o país da UE com mais casos por dia por milhão de habitante. Em termos de mortes, fica em 4.º lugar no mundo

Portugal é o país da União Europeia com a maior média de novos casos de covid-1 por milhão de habitantes. A nível mundial, apenas Israel supera a marca portuguesa neste momento. Depois de um crescente número …

FC Porto quer trazer Bruno Costa de volta ao Dragão

O FC Porto está de olho em Bruno Costa, médio do Portimonense que está por empréstimo no Paços de Ferreira. Os portistas estão a ponderar recomprar o médio de 23 anos. Outrora um excedentário do FC …

Migração, saúde e ambiente. Biden já sabe que políticas vai reverter logo no primeiro dia de mandato

Poucas horas depois de substituir Donald Trump como chefe de Estado, já na próxima quarta-feira, Joe Biden, vai assinar “dezenas” de ordens executivas de modo a reverter algumas das principais políticas do presidente cessante. Segundo um …

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …