Revista Vogue acusada de ter clareado a pele de Kamala Harris

(dr) Tyler Mitchell / Vogue

A capa da revista Vogue com a vice-Presidente eleita dos EUA, Kamala Harris

A vice-Presidente eleita dos Estados Unidos será capa da próxima edição norte-americana da revista Vogue. Mas a fotografia alegadamente escolhida pela publicação está a gerar alguma indignação.

De acordo com o canal televisivo CNN, a aparição de Kamala Harris na capa da próxima edição norte-americana da Vogue está a gerar críticas, com muitos internautas a considerarem que a fotografia está demasiado casual e “desbotada”.

Na fotografia, a futura governante aparece num cenário verde com uma cortina de cetim cor-de-rosa, veste um fato escuro e calça umas sapatilhas da Converse. A capa começou a circular nas redes sociais no domingo, com muitos a questionarem mesmo se não seria falsificada e outros a considerarem que era “desrespeitosa” para a próxima vice-Presidente eleita.

A revista de moda confirmou que a capa era verdadeira e fez aumentar ainda mais o burburinho ao partilhar uma segunda capa em que Harris aparece com um fato azul claro contra um fundo dourado.

Fonte ligada ao processo disse à estação televisiva que a equipa da próxima vice na Casa Branca também ficou surpreendida pela alegada escolha da publicação, pois pensava que a capa de fevereiro seria feita com a segunda fotografia (e que a primeira seria usada apenas dentro da revista).

A mesma fonte disse à CNN que a equipa de Harris pediu mesmo uma nova capa, embora a versão impressa da revista já tenha sido impressa em meados de dezembro.

Em comunicado, um porta-voz da Vogue não quis comentar as atuais discussões com a equipa da vice-Presidente eleita, mas referiu que a publicação “adorou as fotografias tiradas por Tyler Mitchell, tendo sentido que a imagem mais informal é autêntica e mais acessível, o que considera ser uma das marcas da Administração Biden/Harris”.

Os críticos consideram ainda que a edição das fotografias faz com que a pele de Harris, que tem ascendência afro-americana e indiana, pareça mais clara do que realmente é.

“Que trapalhada. A Anna Wintour [editora-chefe da Vogue norte-americana] não deve mesmo ter amigos e colegas negros”, escreveu Wajahat Ali, dramaturgo, advogado e colaborador do jornal New York Times, na sua conta do Twitter.

A escolha de Harris para a capa da Vogue também parece não ter agradado o ainda Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, há algumas semanas, se queixou do facto de a sua mulher, Melania, nunca ter sido capa de revista enquanto primeira-dama.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …