Revista Vogue acusada de ter clareado a pele de Kamala Harris

(dr) Tyler Mitchell / Vogue

A capa da revista Vogue com a vice-Presidente eleita dos EUA, Kamala Harris

A vice-Presidente eleita dos Estados Unidos será capa da próxima edição norte-americana da revista Vogue. Mas a fotografia alegadamente escolhida pela publicação está a gerar alguma indignação.

De acordo com o canal televisivo CNN, a aparição de Kamala Harris na capa da próxima edição norte-americana da Vogue está a gerar críticas, com muitos internautas a considerarem que a fotografia está demasiado casual e “desbotada”.

Na fotografia, a futura governante aparece num cenário verde com uma cortina de cetim cor-de-rosa, veste um fato escuro e calça umas sapatilhas da Converse. A capa começou a circular nas redes sociais no domingo, com muitos a questionarem mesmo se não seria falsificada e outros a considerarem que era “desrespeitosa” para a próxima vice-Presidente eleita.

A revista de moda confirmou que a capa era verdadeira e fez aumentar ainda mais o burburinho ao partilhar uma segunda capa em que Harris aparece com um fato azul claro contra um fundo dourado.

Fonte ligada ao processo disse à estação televisiva que a equipa da próxima vice na Casa Branca também ficou surpreendida pela alegada escolha da publicação, pois pensava que a capa de fevereiro seria feita com a segunda fotografia (e que a primeira seria usada apenas dentro da revista).

A mesma fonte disse à CNN que a equipa de Harris pediu mesmo uma nova capa, embora a versão impressa da revista já tenha sido impressa em meados de dezembro.

Em comunicado, um porta-voz da Vogue não quis comentar as atuais discussões com a equipa da vice-Presidente eleita, mas referiu que a publicação “adorou as fotografias tiradas por Tyler Mitchell, tendo sentido que a imagem mais informal é autêntica e mais acessível, o que considera ser uma das marcas da Administração Biden/Harris”.

Os críticos consideram ainda que a edição das fotografias faz com que a pele de Harris, que tem ascendência afro-americana e indiana, pareça mais clara do que realmente é.

“Que trapalhada. A Anna Wintour [editora-chefe da Vogue norte-americana] não deve mesmo ter amigos e colegas negros”, escreveu Wajahat Ali, dramaturgo, advogado e colaborador do jornal New York Times, na sua conta do Twitter.

A escolha de Harris para a capa da Vogue também parece não ter agradado o ainda Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, há algumas semanas, se queixou do facto de a sua mulher, Melania, nunca ter sido capa de revista enquanto primeira-dama.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Manchester United 0-5 Liverpool: o "mimado" Cristiano deveria ter sido expulso

Resultado histórico, mesmo raro em vários aspectos. "Batemos no fundo", admitiu Solskjær. Pogba foi expulso, Cristiano Ronaldo quase. O resultado deste jogo chegava para escrever uma notícia. O jogo de futebol mais aguardado no Reino Unido, …

O avançado Beto na sua apresentação na Udinese.

De trabalhador do KFC a "Haaland português". Pelo meio, Beto esteve para desistir do futebol

Agora a fazer tremer os defesas adversários em Itália, Beto teve uma vida e carreira atribuladas. Chegou a trabalhar no KFC e "por sorte" não deixou o futebol. Foi um salto gigante, mas não maior do …

Abdalla Hamdok, primeiro-ministro do Sudão

Golpe de Estado no Sudão. Primeiro-ministro e outros líderes detidos e internet cortada em todo o país

A internet e a rede telefónica estão a sofrer cortes no Sudão, que já sofreu uma tentativa de golpe de Estado há poucas semanas. Vários ministros, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, foram detidos. Depois de semanas …

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …