/

Vodafone anuncia aumento de preços

6

Mensalidades vão aumentar em Março. Contextos económico e político originam actualizações. Centenas de pessoas vão ser despedidas no grupo.

A Vodafone informou nesta terça-feira os seus clientes que vai haver novos preços dos produtos e serviços a partir do dia 1 de Março.

As actualizações (ou seja, subidas) devem-se ao “actual contexto macroeconómico e geopolítico, do qual resultaram aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas”, justifica a empresa em comunicado.

“Este facto, associado à subida da taxa de inflação, resulta em aumentos expressivos nos custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços”, explica a Vodafone.

A subida no valor da factura será, no máximo, de 7,8% – o valor da inflação anual em Portugal, em 2022.

Mas os números concretos em cada caso ainda não são conhecidos. Só vão ser publicados no dia 30 de Janeiro, quer para clientes particulares, quer para empresas.

Refira-se que as empresas de telecomunicações devem anunciar as actualizações de preços, no mínimo, um mês antes.

A actualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística.

A Vodafone recorda que há preços diferentes – tarifas sociais – para pessoas em situação de especial vulnerabilidade económica ou que pretendam continuar a usufruir dos serviços a um preço mais ajustado a situações específicas.

Na sexta-feira passada o Financial Times avisou que o Grupo Vodafone, a nível global, planeia despedir centenas de pessoas. A Vodafone Portugal não comentou essa possibilidade, para já.

A MEO e a NOS já tinham anunciado, ainda em 2022, que as suas mensalidades também vão aumentar neste ano. Nos dois casos, o aumento decorre no dia 1 de Fevereiro. A NOS indica que os novos números serão revelados apenas no dia 23 de Janeiro.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

    • Espero ver o que dizem os senhores deputados na AR, ou se a preocupação é só e apenas para as empresas públicas, só para travar o desenvolvimento do País, expectante ou Nem tanto com os procedimentos do Chega, da IL e do PSD

  1. Um mundo de podridão, de guerras e corruptos um pouco por todo o lado. Ninguém escapa ao liberalismo selvagem, o poder das armas impõe-se por uma humanidade anárquica e miserabilista , escrava da globalização a favor dos mais fortes os sobas dos G setes….

  2. Os Serviços de Telecomunicações não podem ser fornecidos por empresas privadas, pois isso coloca em causa a soberania e segurança do País, assim como a privacidade e segurança dos Portugueses, e dá azo posteriormente a situações como a que vem anunciada na notícia.

  3. Já repararam que tudo aumenta no princípio do ano?
    As portagens, é o que é. As àguas do Porto, aumentam 2,8%, os medicamentos mais baratos, 5% para diminuir a procura (como se fossem rebuçados que se compram para adoçar a boca), os bens alimentares essenciais, deixaram de o ser. As prestações das casas vão ter o maior aumento de sempre.
    Agora a Vodafone anuncia 7,8%, arrastando atrás todos os outros fornecedores de comunicações.
    Compreende-se o ajustamento anual. O que não se compreende é como cada um aumenta o que quer, ou quase.
    E fica a pergunta de sempre: como aguenta o português todos estes aumentos, com salários generalizadamnete baixos.
    Não há uma alma que olhe para isto?

  4. Meus meninos … Invistam em pombos correio! Parem de reclamar e toca a pagar os impostos!!

    Sois todos demasiado importantes para criar um movimento cívico e ver além dos vossos próprios umbigos e do vosso próprio partido! Logo, nunca chegareis a lugar algum!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.