Hussein deu 6532 passos (e foi preso por homicídio)

Os dados da popular app de monitorização de saúde Apple Health foram usados num caso de violação e homicídio na Alemanha. Pela primeira vez, um iPhone é a “testemunha principal” de um crime.

Os casos de utilização de dados registados por “smart devices” em investigações criminais tem vindo a aumentar, e na Alemanha há mais um caso em que um potencial criminoso poderá ter sido “apanhado” através dos dados de actividade registados pela app Apple Health no seu iPhone.

O caso de violação e morte de uma jovem de 19 anos na Alemanha tem dado bastante que falar, depois de o principal suspeito, um refugiado afegão, não ter conseguido elucidar as autoridades quanto ao seu paradeiro no momento em que o crime se terá realizado.

Hussein K., refugiado afegão residente em Freiburg, na Alemanha, está a ser julgado desde setembro do ano passado, acusado de ter violado e assassinado uma estudante local, cujo corpo terá depois tentado atirar a um rio.

Segundo a Motherboard, há uma “misteriosa discrepância” entre os dados registados pelas câmaras de vigilância e o alegado paradeiro do acusado na altura aproximada do crime.

Mas embora o suspeito se tenha recusado a dar o código do seu iPhone às autoridades, estas contrataram uma empresa informática que conseguiu aceder aos dados do smartphone por vias alternativas – o que lhes permitiu analisar os movimento registados no dito período crítico e reconstruir os passos que o suspeito deu na ocasião.

No momento em que o crime estava a ser cometido, o iPhone do indivíduo registou actividade que ficou marcada como sendo “subir escadas”, e que coincide com a altura em que estaria a arrastar o corpo da jovem numa descida para um rio – para seguidamente subir de novo para a estrada.

Para minimizar a hipótese de erros, os investigadores replicaram os movimentos no local do crime e obtiveram um registo idêntico ao que tinha sido registado pelo iPhone do suspeito. Ao que tudo indica, serão os registos da famosa app de monitorização de saúde a “tramar” o suspeito e provar a sua culpa.

É cada vez mais normal considerar aceitável que as autoridades usem a localização dos telemóveis e smartphones para averiguar por onde andavam vítimas e suspeitos em casos de crime.

Mas o aumento exponencial dos dados que os smartphones e outros dispositivos registam, por opção do utilizador e para os mais variados efeitos e funcionalidades, está a tornar cada vez mais difícil a um criminoso esconder os seus actos… dos seus próprios dispositivos pessoais.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ah, e não nos esqueçamos todos de agradecer a Angela Merkel por esse “refugiado” ter conseguido entrar no país e tirar a vida a essa jovem!

    • Caro Tiago, infelizmente os refugiados também são pessoas como todas as outras e por isso também cometem crimes. O que este indivíduo fez foi repugnante e monstruoso, mas não devemos culpar por isso a ideia de dar refúgio à pessoas que fogem de guerra ou de perseguição.

      • Quando a probabilidade é muito alta então há que ser pragmático. Se 20% dessas pessoas actuam dessa maneira já é muito. Angela Merkel teve uma péssima ideia descontrolada.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …