Viver no espaço reverteu envelhecimento de astronauta Scott Kelly

Scott Kelly / Wikimedia

-

O astronauta Scott Kelly

Scott Kelly, que esteve no Espaço durante praticamente um ano, viu mudanças no seu corpo que parecem reverter um dos principais processos de envelhecimento, sugere uma nova investigação.

De acordo com a nova investigação da NASA, o astronauta Scott Kelly, depois de estar quase um ano a viver no Espaço, mostrou algumas mudanças nos processos internos do seu corpo que indicam um retrocesso do envelhecimento, conta o The Independent.

O astronauta, que trabalhou na Estação Espacial Internacional 340 dias entre 2015 e 2016, tem um irmão gémeo, Mark, que também já foi astronauta. Por isso, a equipa da NASA aproveitou para fazer uma experiência e controlar as diferenças no corpo dos dois. Os resultados surpreenderam os investigadores, escreve o jornal britânico.

No caso de Scott, o astronauta tinha os telómeros mais largos do que o seu irmão, mesmo estando todo este tempo a viver no Espaço.

Os telómeros, estruturas dos cromossomas que ajudam na reparação de ADN danificado, ficam mais curtos à medida que as pessoas envelhecem, diminuindo a sua eficácia e aumentando o risco de ter cancro.

Robert Markowitz / NASA

Os astronautas gémeos Mark e Scott Kelly

Os astronautas gémeos Mark e Scott Kelly

“Aconteceu exatamente o oposto do que pensávamos que ia acontecer”, disse a investigadora Susan Bailey à revista Nature. Posteriormente, quando voltou à Terra, os telómeros de Scott começaram outra vez a diminuir, tal como é suposto.

Agora, os cientistas estão a fazer uma nova investigação com dez astronautas para tentar perceber exatamente o que aconteceu. No entanto, não estão seguros de que o “rejuvenescimento” de Scott esteja relacionada com a sua aventura no Espaço.

Os investigadores estão a pôr a hipótese de que esta mudança pode estar apenas relacionada com o facto de o astronauta ter feito mais exercício e até por ter ingerido menos calorias durante a missão espacial.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …

Zidane aponta à saída de Bale. "Se puder ir embora amanhã, melhor"

O futebolista galês Gareth Bale pode deixar o Real Madrid nos próximos dias, disse no sábado o treinador da equipa espanhola, Zinedine Zidane, que o deixou de fora na derrota por 3-1 com o Bayern …

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …

Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?", questionou. O presidente …

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …