Viver no espaço reverteu envelhecimento de astronauta Scott Kelly

Scott Kelly / Wikimedia

-

O astronauta Scott Kelly

Scott Kelly, que esteve no Espaço durante praticamente um ano, viu mudanças no seu corpo que parecem reverter um dos principais processos de envelhecimento, sugere uma nova investigação.

De acordo com a nova investigação da NASA, o astronauta Scott Kelly, depois de estar quase um ano a viver no Espaço, mostrou algumas mudanças nos processos internos do seu corpo que indicam um retrocesso do envelhecimento, conta o The Independent.

O astronauta, que trabalhou na Estação Espacial Internacional 340 dias entre 2015 e 2016, tem um irmão gémeo, Mark, que também já foi astronauta. Por isso, a equipa da NASA aproveitou para fazer uma experiência e controlar as diferenças no corpo dos dois. Os resultados surpreenderam os investigadores, escreve o jornal britânico.

No caso de Scott, o astronauta tinha os telómeros mais largos do que o seu irmão, mesmo estando todo este tempo a viver no Espaço.

Os telómeros, estruturas dos cromossomas que ajudam na reparação de ADN danificado, ficam mais curtos à medida que as pessoas envelhecem, diminuindo a sua eficácia e aumentando o risco de ter cancro.

Robert Markowitz / NASA

Os astronautas gémeos Mark e Scott Kelly

Os astronautas gémeos Mark e Scott Kelly

“Aconteceu exatamente o oposto do que pensávamos que ia acontecer”, disse a investigadora Susan Bailey à revista Nature. Posteriormente, quando voltou à Terra, os telómeros de Scott começaram outra vez a diminuir, tal como é suposto.

Agora, os cientistas estão a fazer uma nova investigação com dez astronautas para tentar perceber exatamente o que aconteceu. No entanto, não estão seguros de que o “rejuvenescimento” de Scott esteja relacionada com a sua aventura no Espaço.

Os investigadores estão a pôr a hipótese de que esta mudança pode estar apenas relacionada com o facto de o astronauta ter feito mais exercício e até por ter ingerido menos calorias durante a missão espacial.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

PSD quer ter acesso a relatório sobre requalificação do Hospital Militar de Belém

Os deputados do PSD Ana Miguel dos Santos e Carlos Reis entregaram na Assembleia da República um requerimento a pedir uma cópia do relatório da Inspeção-Geral da Defesa Nacional sobre os custos associados à requalificação …

Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado. Segundo o The Guardian, a Família …

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …