Um vírus comum de plantas é um aliado improvável na guerra contra o cancro

Nandalal_Sarkar / Pixabay

Um vírus que ataca a planta do feijão frade está a ser usado num tratamento oncológico em cães. Os cientistas acreditam que possa vir a ser aplicado em humanos no futuro.

Um estudo experimental conta com a ajuda de cães para explorar a eficácia de um novo tratamento para o cancro derivado de um vírus comum de plantas. Jack Hoopes, especialista em radiação veterinária, é o responsável por este inovador tratamento que já começa a mostrar resultados no melhor amigo do homem.

Recentemente, Hoopes recebeu no seu consultório vários cães com um relativamente comum cancro oral. Na maioria dos casos, o cancro é fatal. Mesmo que entre em remissão após receber radiação, há uma grande probabilidade de que ele reapareça.

No entanto, graças a este novo tratamento, depois de receberem a terapia viral, vários dos cães viram os seus tumores desaparecerem totalmente e os animais viveram até à velhice sem cancro recorrente. Hoopes acredita que o tratamento pode ser útil não só para os “patudos”, mas também para humanos.

“Se um tratamento funcionar para o cancro em cães, tem boas chances de funcionar, em algum nível, em pacientes humanos”, argumenta o especialista, citado pelo ArsTechnica.

O novo tratamento é baseado no vírus mosaico do feijão frade, um patógeno que ganhou o seu nome graças ao padrão que deixa nas folhas de plantas infetadas. Um novo estudo foi publicado em setembro na revista científica Biomaterials Science.

O sistema imunitário do paciente nem sempre reconhece uma célula cancerígena quando a vê. Elas têm propriedades que lhes permitem enganar o sistema imunitário, levando-o a pensar que está tudo bem, quando na realidade não está. É aqui que o vírus mosaico do feijão frade entra.

Para tratar os seus pacientes de quatro patas, Hoopes injeta 200 microgramas de partículas semelhantes ao vírus diretamente nos tumores. O material genético é removida do vírus para que este não se possa replicar no corpo. O sistema imunitário do cão reconhece os patógenos como inimigos e entra em modo de ataque, eliminando, assim, as células cancerígenas.

“Funcionou melhor do que a radiação por si só, o que é muito positivo para nós”, disse Hoopes. “O sistema imunitário é mais poderoso do que pensávamos”.

Outro aspeto positivo é que estes vírus que combatem o cancro são relativamente baratos de produzir porque se replicam sozinhos e não requerem intervenções externas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …