Descoberto vírus mortal no ADN humano da Idade do Bronze

Esta doença viral tão comum e mortal começou a cobrar vidas humanas milhares de anos do que os cientistas pensavam.

Uma equipa de cientistas dinamarqueses encontrou vestígios de hepatite B no ADN humano que data da Idade do Bronze, há uns 4500 anos, de acordo com a Science Alert. Segundo o portal científico, trata-se do testemunho mais antigo da existência deste vírus.

Antes disso, a evidência mais antiga de hepatite B no ADN humano encontrada até à data – anunciado no início deste ano – tinha apenas quatro séculos e meio de antiguidade e foi detetada nos restos de uma criança que viveu na Itália medieval.

Agora os cientistas têm provas de que a hepatite infetou humanos em toda a Eurásia durante milénios.

A equipa dirigida pelo geneticista dinamarquês Eske Willerslev, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e os seus colaboradores da Universidade de Cambridge analisaram os genomas de 304 indivíduos que viveram há entre 7000 e 200 anos e encontraram provas de infeção de hepatite B em 25 desses indivíduos.

“Depois de sequenciarmos o genoma, a vasta maioria de ADN que obtemos é, na verdade, não-humana. E originalmente não prestávamos muita atenção a isso, mas agora começámos a investigar este produto desperdiçado, procurando possíveis patogénios.”

A técnica de extração de genes usada pelos cientistas permitiu também revelar que uma possível rota de migração para a devastadora Peste de Justiniano, que assolou o Império bizantino no século VI, se terá originado na Mongólia.

Este estudo também permitiu encontrar as raízes basais da Peste de Justiniano nos  nómadas cíticos e Xiongnu, que se juntaram nos séculos IV e V para formar as tradições dos hunos.

“Acredito que uma das implicações deste estudo é que fornece um catálogo das possíveis mutações pelas quais este vírus já passou e que sabemos terem sido viáveis no passado, e algumas destas mutações podem voltam”, esclareceu o geneticista.

Os resultados do estudo foram publicados na quarta-feira na revista Nature.

ZAP // RT / Science Alert

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …