Descoberto vírus mortal no ADN humano da Idade do Bronze

Esta doença viral tão comum e mortal começou a cobrar vidas humanas milhares de anos do que os cientistas pensavam.

Uma equipa de cientistas dinamarqueses encontrou vestígios de hepatite B no ADN humano que data da Idade do Bronze, há uns 4500 anos, de acordo com a Science Alert. Segundo o portal científico, trata-se do testemunho mais antigo da existência deste vírus.

Antes disso, a evidência mais antiga de hepatite B no ADN humano encontrada até à data – anunciado no início deste ano – tinha apenas quatro séculos e meio de antiguidade e foi detetada nos restos de uma criança que viveu na Itália medieval.

Agora os cientistas têm provas de que a hepatite infetou humanos em toda a Eurásia durante milénios.

A equipa dirigida pelo geneticista dinamarquês Eske Willerslev, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e os seus colaboradores da Universidade de Cambridge analisaram os genomas de 304 indivíduos que viveram há entre 7000 e 200 anos e encontraram provas de infeção de hepatite B em 25 desses indivíduos.

“Depois de sequenciarmos o genoma, a vasta maioria de ADN que obtemos é, na verdade, não-humana. E originalmente não prestávamos muita atenção a isso, mas agora começámos a investigar este produto desperdiçado, procurando possíveis patogénios.”

A técnica de extração de genes usada pelos cientistas permitiu também revelar que uma possível rota de migração para a devastadora Peste de Justiniano, que assolou o Império bizantino no século VI, se terá originado na Mongólia.

Este estudo também permitiu encontrar as raízes basais da Peste de Justiniano nos  nómadas cíticos e Xiongnu, que se juntaram nos séculos IV e V para formar as tradições dos hunos.

“Acredito que uma das implicações deste estudo é que fornece um catálogo das possíveis mutações pelas quais este vírus já passou e que sabemos terem sido viáveis no passado, e algumas destas mutações podem voltam”, esclareceu o geneticista.

Os resultados do estudo foram publicados na quarta-feira na revista Nature.

ZAP // RT / Science Alert

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …