Descoberto novo vírus em morcegos da China que pode ser letal para os humanos

Um novo vírus, denominado Mengla, foi descoberto numa espécie de morcegos na China, possuindo efeitos semelhantes às dos vírus Ébola e Marburg.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Escola de Medicina Duke-NUS e da Academia de Ciências da China e publicada pela revista Nature a 7 de janeiro.

Os cientistas acreditam que estes microrganismos têm um alto potencial de se propagar entre diferentes espécies, podendo aumentar o risco de futuros surtos de doenças letais nos seres humanos, que resultariam na morte de metade das pessoas infetadas – embora, até agora, o vírus tenha sido encontrado apenas em morcegos Rousettus.

“Estudar a diversidade genética e a distribuição geográfica dos filovírus transmitidos por morcegos é muito importante, uma vez que este tipo de doença infecciosa pode afetar o público em geral sem aviso prévio, com consequências devastadoras“, afirmou Wang Lin-Fa, um dos autores principais no portal Science Daily.

Segundo a investigação, as vias de contágio também são através de fluidos corporais. Devido ao alto risco de mortalidade, uma vez que o vírus pode ocasionar a falência dos órgãos em questão de horas, os investigadores enfatizam a necessidade de desenvolver estratégias de controlo e prevenção com tratamentos eficazes.

O vírus foi encontrado na espécie chinesa e tem caraterísticas semelhantes ao vírus da Ébola, conhecido por causar febre hemorrágica com alto índice de mortalidade em humanos e mamíferos. O vírus do Ébola foi originalmente encontrado no Zaire – República Democrática do Congo. Desde agosto, o vírus provocou a morte de 374 pessoas e 623 casos de contaminação no Congo, região atingida nove vezes pelo Ébola.

ZAP ZAP // Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-gestor do Grupo Espírito Santo vai ser julgado nos EUA. Pena pode chegar aos 65 anos

Paulo Murta vai ser julgado por um tribunal norte-americano após a sua extradição ter sido autorizada. Caso seja condenado, a sua pena pode chegar aos 65 anos. Paulo Murta, antigo gestor do Grupo Espírito Santo (GES) …

Horas após ser reeleito, Presidente do Chade morre vítima de ferimentos em combate

O Presidente do Chade, no poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, devido a ferimentos sofridos enquanto comandava o exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana. "O Presidente da República, chefe …

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …