Descoberto novo vírus em morcegos da China que pode ser letal para os humanos

Um novo vírus, denominado Mengla, foi descoberto numa espécie de morcegos na China, possuindo efeitos semelhantes às dos vírus Ébola e Marburg.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Escola de Medicina Duke-NUS e da Academia de Ciências da China e publicada pela revista Nature a 7 de janeiro.

Os cientistas acreditam que estes microrganismos têm um alto potencial de se propagar entre diferentes espécies, podendo aumentar o risco de futuros surtos de doenças letais nos seres humanos, que resultariam na morte de metade das pessoas infetadas – embora, até agora, o vírus tenha sido encontrado apenas em morcegos Rousettus.

“Estudar a diversidade genética e a distribuição geográfica dos filovírus transmitidos por morcegos é muito importante, uma vez que este tipo de doença infecciosa pode afetar o público em geral sem aviso prévio, com consequências devastadoras“, afirmou Wang Lin-Fa, um dos autores principais no portal Science Daily.

Segundo a investigação, as vias de contágio também são através de fluidos corporais. Devido ao alto risco de mortalidade, uma vez que o vírus pode ocasionar a falência dos órgãos em questão de horas, os investigadores enfatizam a necessidade de desenvolver estratégias de controlo e prevenção com tratamentos eficazes.

O vírus foi encontrado na espécie chinesa e tem caraterísticas semelhantes ao vírus da Ébola, conhecido por causar febre hemorrágica com alto índice de mortalidade em humanos e mamíferos. O vírus do Ébola foi originalmente encontrado no Zaire – República Democrática do Congo. Desde agosto, o vírus provocou a morte de 374 pessoas e 623 casos de contaminação no Congo, região atingida nove vezes pelo Ébola.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …