Descoberto novo vírus em morcegos da China que pode ser letal para os humanos

Um novo vírus, denominado Mengla, foi descoberto numa espécie de morcegos na China, possuindo efeitos semelhantes às dos vírus Ébola e Marburg.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Escola de Medicina Duke-NUS e da Academia de Ciências da China e publicada pela revista Nature a 7 de janeiro.

Os cientistas acreditam que estes microrganismos têm um alto potencial de se propagar entre diferentes espécies, podendo aumentar o risco de futuros surtos de doenças letais nos seres humanos, que resultariam na morte de metade das pessoas infetadas – embora, até agora, o vírus tenha sido encontrado apenas em morcegos Rousettus.

“Estudar a diversidade genética e a distribuição geográfica dos filovírus transmitidos por morcegos é muito importante, uma vez que este tipo de doença infecciosa pode afetar o público em geral sem aviso prévio, com consequências devastadoras“, afirmou Wang Lin-Fa, um dos autores principais no portal Science Daily.

Segundo a investigação, as vias de contágio também são através de fluidos corporais. Devido ao alto risco de mortalidade, uma vez que o vírus pode ocasionar a falência dos órgãos em questão de horas, os investigadores enfatizam a necessidade de desenvolver estratégias de controlo e prevenção com tratamentos eficazes.

O vírus foi encontrado na espécie chinesa e tem caraterísticas semelhantes ao vírus da Ébola, conhecido por causar febre hemorrágica com alto índice de mortalidade em humanos e mamíferos. O vírus do Ébola foi originalmente encontrado no Zaire – República Democrática do Congo. Desde agosto, o vírus provocou a morte de 374 pessoas e 623 casos de contaminação no Congo, região atingida nove vezes pelo Ébola.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

China impõe sanções a vários responsáveis da administração de Trump

A China impôs esta quinta-feira sanções ao ex-secretário de Estado norte-americano cessante, Mike Pompeo, e a outros funcionários da administração do antigo Presidente, Donald Trump, por "violar" a soberania do país asiático. Uma declaração do Ministério …

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …

Mayan defende que "a general Marta Temido, o general Cabrita, a general Van Dunem" já não deviam estar em funções

Entre críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo, ou a defesa de um liberalismo que considera uma oposição “moderada e humanista” a um “socialismo” , tem sido assim que Tiago Mayan Gonçalves se …

"Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino", diz João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que "a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino". Durante o encontro no Museu da Chapelaria …

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …