Vírus geneticamente modificado pode curar o daltonismo

Uma terapia genética experimental promete trazer cor à vida de pessoas com a forma mais grave de daltonismo, também conhecida por acromatopsia.

O daltonismo é uma doença recessiva, ligada ao cromossoma X. Isto significa que uma mulher portadora do gene tem 50% de probabilidade de transmitir a doença a um filho e, se for doente, 100% de probabilidade de transmissão. Se for uma filha será sempre portadora, mas só terá a doença se ambos os pais a tiverem.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, vendo apenas preto, branco e algumas tonalidades de cinzento. No entanto, esta condição é rara. Além disso, também torna as pessoas sensíveis à luz e reduz a nitidez da sua visão.

De momento, a doença não tem qualquer tipo de cura, mas no futuro uma terapia genética poderá ajudar estas pessoas a ver todas as paletes de cores.

O OneZero escreve que, num pequeno estudo na Alemanha, uma terapia genética experimental melhorou a visão de nove pessoas com daltonismo total, uma condição também conhecida por acromatopsia. Depois do tratamento, os participantes de estudo conseguiam ver alguma cor num gráfico de visão.

A terapia é feita para corrigir o defeito num gene conhecido como CNGA3. São as mutações neste gene que são responsáveis por um terço dos casos de acromatopsia. Os resultados dos testes foram publicados, em abril, na revista científica JAMA Ophthalmology.

Os cientistas alemães inseriram cópias normais do gene CNGA3 nas partículas de vírus manipuladas. A ideia era que a versão saudável do gene corrigisse as células defeituosas nos pacientes com daltonismo. Cada um dos participantes recebeu uma injeção com o vírus num dos olhos.

Poucas semanas depois, a visão dos participantes tinha melhorado a nível de foco e contraste, que lhes permitia ver mais cores do que anteriormente.

Se os testes em humanos resultarem, isto poderá abrir a porta para a cura de formas mais comuns de daltonismo, que geralmente são hereditárias. Os investigadores acreditam que a terapia possa ter mais sucesso se for administrada em crianças.

Ainda assim, mesmo que se revele um sucesso nos teste clínicos, a terapia genética pode estar fora do alcance para muitas pessoas. O preço de uma terapia para restaurar a visão atualmente no mercado nos Estados Unidos tem um custo de 850 mil dólares, por exemplo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …