Vírus misterioso no Brasil não tem quase nenhum gene conhecido pela Ciência

Abrahão et al.

Uma recente descoberta está a confundir a comunidade científica. Um grupo de investigadores descobriu um novo que não possui genes reconhecíveis, o que o torna um dos mais estranhos conhecidos.

Este misterioso vírus foi colhido de amebas num lago artificial no Brasil – e era consideravelmente mais pequeno do que aquele que é geralmente conhecido por infetar amebas.

A equipa deu-lhe o nome de “yaravírus”, em homenagem a Yara, também conhecida como Iara, uma personagem da mitologia brasileira, que simboliza a “mãe de todas as águas” e representa uma bela figura de sereia.

No artigo publicado em janeiro no portal de ciências biológicas bioRxiv, a equipa descreveu o agente infecioso como “uma nova linhagem de vírus da ameba com origem e filogenia desconcertantes”.

Quando os cientistas sequenciaram o genoma do yaravírus – o processo de determinar a sequência completa de ADN que forma um organismo -, descobriram que mais de 90% eram compostos de genes nunca antes encontrados.

Alguns dos genes do yaravírus assemelham-se aos de um vírus gigante, mas ainda não está claro como podem estar relacionados, disse Jônatas Abrahão, virologista da Universidade Federal de Minas Gerais, em declarações ao ScienceMag.

“Muitos dos vírus de ameba conhecidos partilham características que eventualmente levaram os autores a classificá-los em grupos evolutivos comuns. Ao contrário destes, o yaravírus não é representado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, mas, ao mesmo tempo, tem um número importante de genes anteriormente não descritos”, explicaram os investigadores.

A equipa de investigação está agora a investigar outras características deste novo vírus. Para já, os investigadores só podem especular. A principal teoria é de que se trata do primeiro caso isolado de um grupo desconhecido de vírus amebais. Embora todos os vírus amebais conhecidos sejam gigantes, pode ser que este, de alguma forma, tenha evoluído para uma forma reduzida.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …