/

Vírus misterioso no Brasil não tem quase nenhum gene conhecido pela Ciência

1

Abrahão et al.

Uma recente descoberta está a confundir a comunidade científica. Um grupo de investigadores descobriu um novo que não possui genes reconhecíveis, o que o torna um dos mais estranhos conhecidos.

Este misterioso vírus foi colhido de amebas num lago artificial no Brasil – e era consideravelmente mais pequeno do que aquele que é geralmente conhecido por infetar amebas.

A equipa deu-lhe o nome de “yaravírus”, em homenagem a Yara, também conhecida como Iara, uma personagem da mitologia brasileira, que simboliza a “mãe de todas as águas” e representa uma bela figura de sereia.

No artigo publicado em janeiro no portal de ciências biológicas bioRxiv, a equipa descreveu o agente infecioso como “uma nova linhagem de vírus da ameba com origem e filogenia desconcertantes”.

Quando os cientistas sequenciaram o genoma do yaravírus – o processo de determinar a sequência completa de ADN que forma um organismo -, descobriram que mais de 90% eram compostos de genes nunca antes encontrados.

Alguns dos genes do yaravírus assemelham-se aos de um vírus gigante, mas ainda não está claro como podem estar relacionados, disse Jônatas Abrahão, virologista da Universidade Federal de Minas Gerais, em declarações ao ScienceMag.

“Muitos dos vírus de ameba conhecidos partilham características que eventualmente levaram os autores a classificá-los em grupos evolutivos comuns. Ao contrário destes, o yaravírus não é representado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, mas, ao mesmo tempo, tem um número importante de genes anteriormente não descritos”, explicaram os investigadores.

A equipa de investigação está agora a investigar outras características deste novo vírus. Para já, os investigadores só podem especular. A principal teoria é de que se trata do primeiro caso isolado de um grupo desconhecido de vírus amebais. Embora todos os vírus amebais conhecidos sejam gigantes, pode ser que este, de alguma forma, tenha evoluído para uma forma reduzida.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.