Vírus misterioso no Brasil não tem quase nenhum gene conhecido pela Ciência

Abrahão et al.

Uma recente descoberta está a confundir a comunidade científica. Um grupo de investigadores descobriu um novo que não possui genes reconhecíveis, o que o torna um dos mais estranhos conhecidos.

Este misterioso vírus foi colhido de amebas num lago artificial no Brasil – e era consideravelmente mais pequeno do que aquele que é geralmente conhecido por infetar amebas.

A equipa deu-lhe o nome de “yaravírus”, em homenagem a Yara, também conhecida como Iara, uma personagem da mitologia brasileira, que simboliza a “mãe de todas as águas” e representa uma bela figura de sereia.

No artigo publicado em janeiro no portal de ciências biológicas bioRxiv, a equipa descreveu o agente infecioso como “uma nova linhagem de vírus da ameba com origem e filogenia desconcertantes”.

Quando os cientistas sequenciaram o genoma do yaravírus – o processo de determinar a sequência completa de ADN que forma um organismo -, descobriram que mais de 90% eram compostos de genes nunca antes encontrados.

Alguns dos genes do yaravírus assemelham-se aos de um vírus gigante, mas ainda não está claro como podem estar relacionados, disse Jônatas Abrahão, virologista da Universidade Federal de Minas Gerais, em declarações ao ScienceMag.

“Muitos dos vírus de ameba conhecidos partilham características que eventualmente levaram os autores a classificá-los em grupos evolutivos comuns. Ao contrário destes, o yaravírus não é representado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, mas, ao mesmo tempo, tem um número importante de genes anteriormente não descritos”, explicaram os investigadores.

A equipa de investigação está agora a investigar outras características deste novo vírus. Para já, os investigadores só podem especular. A principal teoria é de que se trata do primeiro caso isolado de um grupo desconhecido de vírus amebais. Embora todos os vírus amebais conhecidos sejam gigantes, pode ser que este, de alguma forma, tenha evoluído para uma forma reduzida.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …

Seis demissões na direção do Barcelona. "Alguém meteu dinheiro ao bolso"

Seis dirigentes do FC Barcelona apresentaram demissão ao presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu, avança a imprensa espanhola. De acordo com a agência noticiosa EFE, que dá conta das baixas esta sexta-feira, entre as demissões …

Governo equaciona plano para abrir comércio em maio

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir esta terça-feira com economistas e responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE), Conselho de Finanças Públicas, Banco de Portugal, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) …