Cientistas descobrem dois vírus tão grandes que desafiam o conceito de “vírus”

Abrahão et al.

As descobertas feitas no Brasil podem revolucionar a ideia que os cientistas tinham até agora sobre este tipo de micro-organismos.

Um grupo de investigadores franceses anunciou a descoberta de dois vírus desconhecidos no Brasil que, pela sua complexidade genética e tamanho, desafiam a ideia atual que a ciência tem sobre este tipo de micro-organismos.

As duas novas estirpes aquáticas foram batizadas de Tupanvirus, em homenagem ao deus do trono Tupã da mitologia guarani, depois de terem sido encontradas num lago de águas alcalinas e no oceano profundo.

Estes vírus não são apenas os maiores que já foram encontrados, mas também os que produzem a maior quantidade de proteína de todos os descobertos até à data.

As estirpes de Tupanvirus podem alcançar até 2,3 micrometros de comprimento, dispõem de 1,5 milhões de pares de ADN e são capazes de sintetizar até 1.425 tipos de proteínas.

Os dois vírus gigantes pertencem à família dos Mimiviridae. Até agora, os cientistas acreditavam que os exemplares desta família não eram capazes de sintetizar proteínas e, assim, produzir a sua própria energia.

Mas a complexidade genética dos Tupanvirus desafiou este limite teórico, devido ao facto de ambos os organismos serem capazes de reparar, replicar, transcrever e traduzir o seu próprio ADN.

“Com a descoberta de supervírus, vimos que esses genes podem estar presentes em genomas virais”, de acordo com um dos autores do estudo – publicado na terça-feira na revista Nature Communications -, Jônatas Abrahão. “Esta característica muda a noção que tínhamos da distinção entre um vírus e organismos formados por células”.

PARTILHAR

RESPONDER

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …