Virologista belga na mira de um militar de extrema-direita

Aris Oikonomou / AFP

O virologista belga Marc Van Ranst

Vários cientistas sofreram ataques e ameaças durante a pandemia de covid-19. Mas o caso de Marc Van Ranst é mais sério do que a maioria.

Marc Van Ranst tornou-se um rosto muito familiar na Bélgica durante a pandemia de covid-19. O especialista fazia várias aparições nos meios de comunicação, defendia as vacinas contra a doença e a imposição de restrições para controlar os contágios.

Recentemente, Marc Van Ranst e a sua família foram forçados a esconderem-se de um militar armado de extrema-direita, que ameaçou de morte o virologista mais famoso do país.

De acordo com o The Independent, Jurgen Conings desapareceu do seu quartel no dia 17 de maio, supostamente armado, e deixou duas cartas de despedida, uma delas destinada ao responsável pela implementação das medidas anti-covid na Bélgica.

O militar belga e instrutor de tiro escreveu que iria resistir às medidas de confinamento impostas pelo Governo e ameaçou atacar os membros do Executivo, o Exército e os virologistas. Conings chegou a rondar a residência do virologista, mas Van Ranst e a família já estavam num lugar seguro.

“O ex-soldado, fortemente armado, ficou na minha rua durante três horas, à frente da minha casa, à espera que eu chegasse do trabalho”, contou o especialista à BBC. “A ameaça era muito real.”

Os serviços de segurança da Bélgica estão a tentar manter em segredo a localização do virologista e da sua família, ao mesmo tempo que tentam capturar Jurgen Conings. Apesar dos esforços, o soldado atraiu um número significativo de apoiantes.

No Facebook, um grupo criado em apoio a Conings, chamado As one behind Jurgen, terá atraído 50 mil membros antes de ter sido fechado. O matutino explica que alguns simpatizantes mudaram para a plataforma Telegram, onde o virologista chegou até a desafiar os apoiantes de Conings numa troca de mensagens.

“São pessoas reais, que acham que este homem é um herói e que eu mereço morrer. São indivíduos de verdade, que moram na nossa vizinhança, que apostam exatamente quando e com quantas balas ele me vai matar”, contou.

A polícia belga está a fazer uma verdadeira caça ao ex-soldado. O ministro da Justiça do país disse que o suspeito já figurava na lista das autoridades como uma potencial ameaça, nomeadamente por causa das tendências de extrema-direita.

Como as cartas de Conings sugerem que Van Ranst pode não ser o único alvo, a segurança aumentou em vários lugares desde o seu desaparecimento. Pelo menos 10 pessoas estão a receber proteção policial, incluindo funcionários de saúde pública.

Uma equipa composta por soldados, agentes policiais e cães farejadores invadiu o Parque Nacional Hoge Kempen, em Limburg, perto da fronteira com a Holanda. Lá, encontraram um carro devidamente armadilhado que terá sido abandonado por Congings.

As autoridades admitem que não sabem onde está Jurgen Conings e que não há pistas desde o dia em que desapareceu.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …