Vinte novas gravuras paleolíticas descobertas no Vale do Côa

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa

Vinte novas gravuras do Paleolítico Superior foram descobertas nos últimos dias no Parque Arqueológico português do Vale do Côa, que desde 1998 é Património da Humanidade.

O arqueólogo português Mário Reis assegurou à agência EFE que se trata de gravuras sobre pedras, nas quais estão representados diferentes animais. Foram todas encontradas na margem esquerda do rio Côa, e terão aproximadamente 20.000 anos.

Segundo Mário Reis, as novas gravuras descobertas respondem a “representações de cabras, cervos e auroques“.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa, junto à fronteira com a zona espanhola do Parque Natural Arribes do Duero, tem uma extensão de 20.000 hectares e 200 quilómetros quadrados.

Segundo adiantou o arqueólogo, as novas gravuras localizadas estão no concelho de Quinta da Barca Sul, um dos enclaves nos que já estavam identificadas outras gravuras. Um dos painéis descobertos que mais surpreendeu as arqueólogas foi picotado sobre uma pedra na qual se observam algumas cabras.

Segundo o presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, neste jazigo, que foi descoberto em 1994, estão identificadas um total de 1.293 pedras com gravuras paleolíticas.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa é considerado como um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo, e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre. Há cinco dezenas de núcleos de arte identificados ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Côa, até à sua confluência com o Douro.

Estes núcleos apresentam Paleogravuras de Arte rupestre, datadas na sua maioria do Paleolítico superior, mas o vale guardou também exemplos de pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Côa, abandonaram o fundo do vale.”

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …

Chuva e vento forte de volta no fim de semana

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar …