Vinte novas gravuras paleolíticas descobertas no Vale do Côa

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa

Vinte novas gravuras do Paleolítico Superior foram descobertas nos últimos dias no Parque Arqueológico português do Vale do Côa, que desde 1998 é Património da Humanidade.

O arqueólogo português Mário Reis assegurou à agência EFE que se trata de gravuras sobre pedras, nas quais estão representados diferentes animais. Foram todas encontradas na margem esquerda do rio Côa, e terão aproximadamente 20.000 anos.

Segundo Mário Reis, as novas gravuras descobertas respondem a “representações de cabras, cervos e auroques“.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa, junto à fronteira com a zona espanhola do Parque Natural Arribes do Duero, tem uma extensão de 20.000 hectares e 200 quilómetros quadrados.

Segundo adiantou o arqueólogo, as novas gravuras localizadas estão no concelho de Quinta da Barca Sul, um dos enclaves nos que já estavam identificadas outras gravuras. Um dos painéis descobertos que mais surpreendeu as arqueólogas foi picotado sobre uma pedra na qual se observam algumas cabras.

Segundo o presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, neste jazigo, que foi descoberto em 1994, estão identificadas um total de 1.293 pedras com gravuras paleolíticas.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa é considerado como um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo, e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre. Há cinco dezenas de núcleos de arte identificados ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Côa, até à sua confluência com o Douro.

Estes núcleos apresentam Paleogravuras de Arte rupestre, datadas na sua maioria do Paleolítico superior, mas o vale guardou também exemplos de pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Côa, abandonaram o fundo do vale.”

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …