Vinte novas gravuras paleolíticas descobertas no Vale do Côa

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa

Vinte novas gravuras do Paleolítico Superior foram descobertas nos últimos dias no Parque Arqueológico português do Vale do Côa, que desde 1998 é Património da Humanidade.

O arqueólogo português Mário Reis assegurou à agência EFE que se trata de gravuras sobre pedras, nas quais estão representados diferentes animais. Foram todas encontradas na margem esquerda do rio Côa, e terão aproximadamente 20.000 anos.

Segundo Mário Reis, as novas gravuras descobertas respondem a “representações de cabras, cervos e auroques“.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa, junto à fronteira com a zona espanhola do Parque Natural Arribes do Duero, tem uma extensão de 20.000 hectares e 200 quilómetros quadrados.

Segundo adiantou o arqueólogo, as novas gravuras localizadas estão no concelho de Quinta da Barca Sul, um dos enclaves nos que já estavam identificadas outras gravuras. Um dos painéis descobertos que mais surpreendeu as arqueólogas foi picotado sobre uma pedra na qual se observam algumas cabras.

Segundo o presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, neste jazigo, que foi descoberto em 1994, estão identificadas um total de 1.293 pedras com gravuras paleolíticas.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa é considerado como um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo, e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre. Há cinco dezenas de núcleos de arte identificados ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Côa, até à sua confluência com o Douro.

Estes núcleos apresentam Paleogravuras de Arte rupestre, datadas na sua maioria do Paleolítico superior, mas o vale guardou também exemplos de pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Côa, abandonaram o fundo do vale.”

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …