Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Marcelo Camargo / ABr

Jair Bolsonaro discute com a deputada Maria do Rosário no plenário da Câmara dos Deputados

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas.

“Recentes declarações de Jair Bolsonaro confrontando governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir factos graves à conduta das polícias e seus governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil”, disse o documento a que a imprensa local teve acesso, referido pela agência Lusa.

No início de fevereiro, Bolsonaro desafiou publicamente os governadores, em declarações aos jornalistas, a eliminarem um imposto estadual sobre combustíveis e, em contrapartida, o chefe de Estado anularia a tributação federal sobre os mesmos.

No último fim de semana, o chefe de Estado voltou a causar mal-estar entre os governadores, ao associar a morte do ex-capitão da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro Adriano Nóbrega, suspeito de ter orquestrado o assassinato de Marielle Franco, ativista e vereadora do Rio de Janeiro morta a tiro em 2018, ao Partido dos Trabalhadores (PT).

“Quem é responsável pela morte do capitão Adriano? A PM da Bahia, do PT. Preciso dizer mais alguma coisa?”, questionou no sábado Bolsonaro, citado pela imprensa brasileira.

Adriano Nóbrega, antigo capitão de uma unidade de elite da polícia do Rio de Janeiro, morreu na semana durante uma troca de tiros com agentes policiais no município de Esplanada, onde estava escondido.

jeso.carneiro / Flickr

A vereadora brasileira Marielle Franco

Conhecido como “Capitão Adriano”, o chefe da milícia, que estava em fuga desde 2019, era acusado de liderar o chamado “Escritório do Crime”, um alegado grupo de assassinos de elite suspeito de estar envolvido na morte de Marielle Franco. Segundo a imprensa local, Nóbrega tinha dito ao seu advogado que temia ser morto para “eliminação de provas”.

Ex-capitão do Bope, batalhão de elite da polícia militar do Rio de Janeiro, Nóbrega recebeu em 2005 a medalha Tiradentes, a mais alta decoração daquele estado brasileiro, numa distinção concedida por iniciativa de Flávio Bolsonaro, atualmente senador, e filho do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

A mãe e a ex-mulher de Adriano Magalhães da Nóbrega também eram funcionárias do escritório daquele filho de Bolsonaro, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Bolsonaro disse, no passado sábado, que ex-polícia era um herói quando foi condecorado.

“Não tem nenhuma sentença tramitada e julgada a condenar o capitão Adriano por nada. Sem querer defendê-lo (…), naquele ano (2005) ele era um herói da Polícia Militar. Como é muito comum, qualquer polícia em operação mata vagabundo, mata traficante, e a imprensa, em grande parte, vai em defesa do marginal e condena o policial. Não existe nenhuma ligação minha com a milícia do Rio de Janeiro, zero. Eu é que pedi para o meu filho condecorar, para que não haja dúvida. Ele era um herói”, afirmou Bolsonaro.

Ainda na carta, os governadores apelam ao diálogo, convidando o Presidente brasileiro a comparecer no próximo Fórum Nacional de Governadores, no dia 14 de abril.

“Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos (…) é o que a sociedade espera de nós. Trabalhando unidos conseguiremos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pela redução da desigualdade social e pela busca por prosperidade económica. Juntos podemos atuar pelo bem do Brasil e dos brasileiros”, finaliza o documento.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …