Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental.

Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, Beja, revelou o vice-presidente da Câmara, Ricardo Cardoso.

A iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Odemira e pretende “atrair” novos turistas para este concelho do litoral alentejano, uma vez que, segundo o autarca, abaixo da zona da Grande Lisboa, não existe nenhuma praia concessionada que possa ser utilizada por cães.

A nova praia “canina” (ou pet friendly, em inglês) fica na foz do rio Mira, próxima da praia de Furnas-Rio, e “era um objetivo” da autarquia alentejana já com “alguns anos”, disse à agência Lusa o vice-presidente do município.

“Esta praia será importante para todos aqueles que têm animais de companhia e, muitas vezes, não têm soluções”, revelou Ricardo Cardoso.

De acordo com o autarca, “a partir deste momento, existe uma resposta efetiva” no concelho e “aquelas pessoas que não podiam trazer o seu animal para a praia passam a poder usufruir de espaço dedicado e com todas as condições para levar o seu animal de companhia”.

“Obviamente que, com isto, também poderemos vir a atrair novos públicos para ‘as melhores praias de Portugal'”, sublinhou.

O projeto da praia pet friendly em Vila Nova de Milfontes vai ser implementado de forma experimental na época balnear de deste ano, no sentido de “avaliar a responsabilidade dos utilizadores”.

“Aquilo que queremos é que todos aqueles que vão para a praia com os seus animais possam ter uma boa utilização desse areal”, o que “é fundamental para podermos continuar a promover e a ter uma ‘praia canina’ no concelho”, concluiu Ricardo Cardoso.

O acesso de cães às praias concessionadas é interdito durante a época balnear, exceto no caso dos cães de assistência.

Apenas seis praias em Portugal estão concessionadas para uso canino em 2021, mais precisamente a dos Pescadores (Oeiras), a das Amoreiras (Torres Vedras), a do Porto da Areia Norte (Peniche), a do Coral (Viana do Castelo), a Suave Mar e da Ramalha Sul (ambas em Esposende).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.