Os Vikings chamavam à Gronelândia “Terra Verde” (e já se sabe porquê)

Uma equipa de investigadores liderada por Yarrow Axford, da Universidade do Noroeste, descobriu que a Gronelândia era uma ilha relativamente mais quente quando os Vikings lá chegaram.

A equipa reconstruiu o registo climático do sul da Gronelândia nos últimos três mil anos e descobriu que o clima na ilha – “Terra Verde”, como era chamada pelos Vikings – era relativamente mais quente entre 985 e 1450, com comparação com os séculos anteriores e posteriores.

“As pessoas têm especulado que o povo nórdico se instalou na Gronelândia durante um período excecionalmente quente, mas não havia reconstruções locais detalhadas da temperatura que confirmasse totalmente essa ideia. Alguns trabalhos recentes sugeriram o contrário, por isso isto tem sido um pequeno mistério do clima“, disse Axford.

De acordo com o estudo, publicado na revista Geology, para reconstruir o clima do passado, os investigadores estudaram os sedimentos recolhidos perto dos lugares onde foram encontrados assentamentos vikings no sul da Gronelândia. Em particular, analisaram a química das moscas do lago presas dentro das camadas de sedimentos.

Os autores do estudo descobriram que quando os vikings se estabeleceram na ilha, o clima era cerca de 1,5ºC mais quente do que nos séculos anteriores e posteriores. Além disso, indicam que as temperaturas nesse período eram semelhantes às do sul da Gronelândia de momento, que oscilam em torno dos 10ºC no verão.

Os invetigadores desconhecem o motivo pelo qual esse período teve temperaturas mais altas, mas estimam que pode ter sido causado por correntes oceânicas mais quentes na região. Quando o clima local se tornou aparentemente excecionalmente errático e, em seguida, constantemente frio, os assentamentos vikings na Gronelândia desapareceram.

No entanto, ainda deve ser investigado se a sua partida da ilha ocorreu devido às condições meteorológicas.

“Começámos com a hipótese de que não veríamos calor naquele período e, nesse caso, teríamos que explicar como os nórdicos teriam sido pessoas fortes e robustas que se estabeleceram na Gronelândia durante um período de frio”, disse Lasher.

“Em vez disso, encontramos evidências de clima quente. Talvez, os vikings não tenham sido tão resistentes às mudanças climáticas como os povos indígenas da Gronelândia, mas o clima é apenas uma das muitas coisas que podem ter desempenhado um papel”.

ZAP // Phys

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …