Os Vikings chamavam à Gronelândia “Terra Verde” (e já se sabe porquê)

Uma equipa de investigadores liderada por Yarrow Axford, da Universidade do Noroeste, descobriu que a Gronelândia era uma ilha relativamente mais quente quando os Vikings lá chegaram.

A equipa reconstruiu o registo climático do sul da Gronelândia nos últimos três mil anos e descobriu que o clima na ilha – “Terra Verde”, como era chamada pelos Vikings – era relativamente mais quente entre 985 e 1450, com comparação com os séculos anteriores e posteriores.

“As pessoas têm especulado que o povo nórdico se instalou na Gronelândia durante um período excecionalmente quente, mas não havia reconstruções locais detalhadas da temperatura que confirmasse totalmente essa ideia. Alguns trabalhos recentes sugeriram o contrário, por isso isto tem sido um pequeno mistério do clima“, disse Axford.

De acordo com o estudo, publicado na revista Geology, para reconstruir o clima do passado, os investigadores estudaram os sedimentos recolhidos perto dos lugares onde foram encontrados assentamentos vikings no sul da Gronelândia. Em particular, analisaram a química das moscas do lago presas dentro das camadas de sedimentos.

Os autores do estudo descobriram que quando os vikings se estabeleceram na ilha, o clima era cerca de 1,5ºC mais quente do que nos séculos anteriores e posteriores. Além disso, indicam que as temperaturas nesse período eram semelhantes às do sul da Gronelândia de momento, que oscilam em torno dos 10ºC no verão.

Os invetigadores desconhecem o motivo pelo qual esse período teve temperaturas mais altas, mas estimam que pode ter sido causado por correntes oceânicas mais quentes na região. Quando o clima local se tornou aparentemente excecionalmente errático e, em seguida, constantemente frio, os assentamentos vikings na Gronelândia desapareceram.

No entanto, ainda deve ser investigado se a sua partida da ilha ocorreu devido às condições meteorológicas.

“Começámos com a hipótese de que não veríamos calor naquele período e, nesse caso, teríamos que explicar como os nórdicos teriam sido pessoas fortes e robustas que se estabeleceram na Gronelândia durante um período de frio”, disse Lasher.

“Em vez disso, encontramos evidências de clima quente. Talvez, os vikings não tenham sido tão resistentes às mudanças climáticas como os povos indígenas da Gronelândia, mas o clima é apenas uma das muitas coisas que podem ter desempenhado um papel”.

ZAP // Phys

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …