/

Os Vikings chamavam à Gronelândia “Terra Verde” (e já se sabe porquê)

Uma equipa de investigadores liderada por Yarrow Axford, da Universidade do Noroeste, descobriu que a Gronelândia era uma ilha relativamente mais quente quando os Vikings lá chegaram.

A equipa reconstruiu o registo climático do sul da Gronelândia nos últimos três mil anos e descobriu que o clima na ilha – “Terra Verde”, como era chamada pelos Vikings – era relativamente mais quente entre 985 e 1450, com comparação com os séculos anteriores e posteriores.

“As pessoas têm especulado que o povo nórdico se instalou na Gronelândia durante um período excecionalmente quente, mas não havia reconstruções locais detalhadas da temperatura que confirmasse totalmente essa ideia. Alguns trabalhos recentes sugeriram o contrário, por isso isto tem sido um pequeno mistério do clima“, disse Axford.

De acordo com o estudo, publicado na revista Geology, para reconstruir o clima do passado, os investigadores estudaram os sedimentos recolhidos perto dos lugares onde foram encontrados assentamentos vikings no sul da Gronelândia. Em particular, analisaram a química das moscas do lago presas dentro das camadas de sedimentos.

Os autores do estudo descobriram que quando os vikings se estabeleceram na ilha, o clima era cerca de 1,5ºC mais quente do que nos séculos anteriores e posteriores. Além disso, indicam que as temperaturas nesse período eram semelhantes às do sul da Gronelândia de momento, que oscilam em torno dos 10ºC no verão.

Os invetigadores desconhecem o motivo pelo qual esse período teve temperaturas mais altas, mas estimam que pode ter sido causado por correntes oceânicas mais quentes na região. Quando o clima local se tornou aparentemente excecionalmente errático e, em seguida, constantemente frio, os assentamentos vikings na Gronelândia desapareceram.

No entanto, ainda deve ser investigado se a sua partida da ilha ocorreu devido às condições meteorológicas.

“Começámos com a hipótese de que não veríamos calor naquele período e, nesse caso, teríamos que explicar como os nórdicos teriam sido pessoas fortes e robustas que se estabeleceram na Gronelândia durante um período de frio”, disse Lasher.

“Em vez disso, encontramos evidências de clima quente. Talvez, os vikings não tenham sido tão resistentes às mudanças climáticas como os povos indígenas da Gronelândia, mas o clima é apenas uma das muitas coisas que podem ter desempenhado um papel”.

ZAP // Phys

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.